Jornal de Angola

Gbagbo e Charles Goudé preparam regresso ao país

-

A Costa do Marfim autorizou, finalmente, a emissão de um passaporte para o exPresiden­te Laurent Gbagbo, que lhe permitirá regressar do exílio na Bélgica, onde se encontra desde que foi absolvido de acusações de crime de guerra no Tribunal Penal Internacio­nal, no ano passado, noticiou, ontem a France Press.

Com os documentos em mãos, o advogado diz que Gbagbo planeia retornar à Côte d’Ivore ainda este mês. Gbagbo tem criticado, veementeme­nte, o Presidente Alassane Ouattara, recentemen­te eleito para um terceiro mandato que gerou confrontos mortais que resultaram na morte de, pelo menos, 85 pessoas.

O antigo Chefe de Estado esperava concorrer na votação de 31 de Outubro, mas foi impedido depois que as autoridade­s citarem uma condenação criminal por desvio de fundos do Banco Central. Gbagbo também não tinha passaporte para voltar da Europa. Ele enfrentou julgamento em Haia por crimes contra a humanidade e crimes de guerra relacionad­os com a guerra civil, que provocou cerca de três mil mortos.

Por outro lado, o antigo líder dos Jovens Patriotas da Côte d'Ivoire, Charles Blé Goudé, abordou também o seu regresso ao país com o exPresiden­te Laurent Gbagbo.

Tal como o antigo Presidente ivoiriense, Blé Goudé, 48 anos, também foi absolvido de crimes contra a humanidade em primeira instância pelo Tribunal Penal Internacio­nal (TPI) e aguarda, em Haia, um possível recurso em liberdade condiciona­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola