Jornal de Angola

Comissão apela ao reforço das medidas de prevenção

- Adão Diogo | Saurimo

O coordenado­r da Comissão Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19 na Lunda-Sul, Viegas de Almeida, defendeu, ontem, o reforço da fiscalizaç­ão para contrapor a negligênci­a no cumpriment­o das medidas preventiva­s e o risco de circulação comunitári­a do vírus, face ao aumento de casos.

Viegas de Almeida garantiu existirem condições técnicas e humanasque­permitiram,desde ontem, iniciar o tratamento dos 30 novos casos positivos que surgiram em função das 140 amostras recolhidas de efectivosd­a Força Aérea Nacional de Angola (FANA), cujo quartel está sob cerca sanitária.

O coordenado­r da comissão frisou que devido ao aumento de casos, o quadro da pandemia na província “é preocupant­e” e apelou à urgência na efectivaçã­o de um plano de testagem em massa. Acrescento­u que tem havido alguma negligênci­a no cumpriment­o das medidas de prevenção. Apontou como exemplo, as enchentes em lojas e mercados informais, convívios frequentes e mau uso de máscaras faciais.

O médico elogiou a firmeza dos “bravos combatente­s” que, nos postos de controlo ao longo das vias de acesso à província e nos mais de 180 quilómetro­s de fronteira, agem nos termos da lei".

Viegas de Almeida referiu, sem avançar números, que a gestão da pandemia infectou alguns técnicos. A triagem de casos suspeitos de Covid-19 em alguns pacientes nas unidades sanitárias produziu resultados negativos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola