Jornal de Angola

David Rowland entre os amigos

-

E entre essas amizades está David Rowland, dono de um “banco muito privado”, que se ocupava de clientes em mercados emergentes da Europa Oriental, Médio Oriente e Ásia. Muitos desses clientes eram altamente tóxicos, como foi o caso da elite política do Azerbaijão, mas que foram passando na malha lassa das leis de lavagem de dinheiro do Luxemburgo.

Em 2007, a Transparen­cy Internacio­nal classifico­u o Azerbaijão entre os piores países – 150 de 179 – no seu índice de percepção da corrupção. David, Jonathan e André viajaram juntos para aquele país do leste europeu em 2008. E foi na qualidade de consultor de HRH (Sua Alteza Real), que os Rowlands se apresentar­am à mulher de Aliyev, que dirigia a maior empresa do país, a Pasha Holding. A amizade entre André e os Rowlands manteve estreita durante anos, e por isso mesmo, David e Jonathan e as respectiva­s mulheres ocuparam lugares na primeira fila no casamento da princesa Eugénia, a filha mais nova de André, na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, perto de KateMoss, Demi Moore ou LivTyler, bem como o empresário de Hong Kong, Johnny Hon, através do qual os Rowlands ofereceram os seus serviços a líder norte-coreano Kim Jong-Un.

Os anos passaram, as irregulari­dades tornaram-se óbvias, e o Luxemburgo decidiu não fechar os olhos às actividade­s do Banque Havilland.O regulador luxemburgu­ês identifico­u violações tão flagrantes que enviou o processo para o Ministério Público do Luxemburgo, que abriu uma investigaç­ão. O banco está encurralad­o com o regulador a examinar todas as suas actividade­s e os executivos a serem interrogad­os pela Justiça do país.

Não é só um processo, é mais uma tremenda dor de cabeça para o filho preferido da rainha de Inglaterra.

 ?? DR ??
DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola