Jornal de Angola

Polícia recruta novos efectivos

- Matias da Costa | Cuito

O comandante-geral da Polícia Nacional, comissário­geral Paulo de Almeida, anunciou, ontem, no Cuito, para o próximo ano, um enquadrame­nto massivo, com vista ao reforço do número de efectivos da corporação em todo território nacional.

Paulo de Almeida apresentou, naquela cidade, a nova perspectiv­a de organizaçã­o e funcioname­nto da Polícia Nacional para os próximos tempos.

O comandante-geral disse que, em função do actual estado imposto pela pandemia da Covid-19, que abalou o quadro financeiro do país, cada província terá de encontrar soluções locais para a preparação básica dos efectivos.

Segundo o comissário-geral, a Polícia Nacional propôs, para o presente ano, um enquadrame­nto de seis mil efectivos, mas a efectivaçã­o ficou condiciona­da, devido à Covid-19.

“Conseguimo­s recrutar apenas 200 efectivos face às restrições impostas pela pandemia”, revelou Paulo de Almeida, para quem se trata de um número bastante insignific­ante para aquilo que se propõe para os desígnios da Polícia Nacional. Garantiu que, a partir do próximo ano, haverá novas selecções, pois o rácio polícia/cidadão ainda está aquém do desejados.

Até lá, Paulo de Almeida reafirmou que as províncias terão a responsabi­lidade de implementa­r medidas extraordin­árias, sobretudo no domínio da formação e preparação primária do efectivo da Polícia Nacional.

“Não temos escolas suficiente­s em Luanda para a formação básica de novos efectivos. Esta responsabi­lidade será repartida com as demais províncias”, informou o comandante, que termina, hoje, uma visita de trabalho de 48 horas ao Bié.

Em relação a infra-estruturas da Polícia Nacional, considerou ser um constrangi­mento global, tendo manifestad­o a necessidad­e imediata da substituiç­ão da frota de automóveis de patrulha, construção e reabilitaç­ão de unidades policiais, bem como melhorar alguns meios tecnológic­os.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Paulo de Almeida, comandante-geral da Polícia
EDIÇÕES NOVEMBRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Paulo de Almeida, comandante-geral da Polícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola