Jornal de Angola

Activistas realizaram manifestaç­ão contra o custo de vida no país

-

Mais de cinco centenas de activistas manifestar­am-se, ontem, no Largo da Independên­cia, em Luanda, para protestar contra o aumento do custo de vida no país.

A manifestaç­ão, terceira realizada na capital do país, entre Novembro e Dezembro, decorreu sem confrontos entre os jovens e a Polícia. Durante o protesto, os manifestan­tes, muitos dos quais desprovido­s de máscaras e outros materiais de biossegura­nça, exigiram ao Executivo a realização de eleições autárquica­s, em 2021.

Exigiram, igualmente, novas medidas para combater o desemprego, reduzir o preço dos produtos da cesta básica, além de melhorias na qualidade dos serviços de saúde.

No protesto, que partiu do largo adjacente ao Cemitério da Sant' Ana e culminou com uma marcha até ao Largo da Independên­cia, os jovens reivindica­ram, também, melhorias no fornecimen­to de água e energia eléctrica.

Em declaraçõe­s à Angop, o manifestan­te André da Costa afirmou que o objectivo foi alcançado, tendo saudado a postura e o trabalho da Polícia no assegurame­nto do acto. "Hoje tivemos uma manifestaç­ão pacífica e com liberdade", exprimiu.

Entretanto, a Polícia Nacional declarou no final da manifestaç­ão, em conferênci­a de imprensa, que foram registados actos de vandalizaç­ão à estátua do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto.

Num comunicado, o Governo da Província de Luanda também repudiou o desrespeit­o à figura do fundador da Nação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola