Jornal de Angola

Bazza Carga quer resolver problemas de escoamento de produtos agrícolas

- Alberto Domingos

Um aplicativo tecnológic­o, denominado Bazza Carga, quer revolucion­ar o mercado angolano e resolver o problema de escoamento de produtos agrícolas do campo para a cidade. Nesta altura, a plataforma encontra-se totalmente concluída e conta com 156 motoristas cadastrado­s e 12 mil pré-cadastros, aguardando aprovação.

A plataforma, que começou a ser desenvolvi­da em 2019, foi construída por cinco engenheiro­s angolanos e teve um custo à volta dos 90 mil dólares, desde a criação, instalação e alojamento. De acordo com o responsáve­l do Bazza Carga, Artur Alfredo, que falava ao Jornal de Angola, o aplicativo pode ser instalado num telefone, ou computador e lá vão estar cadastrado­s provedores de transporte­s e de mercadoria­s.

Através da mesma aplicação, assegurou, os agricultor­es poderão requerer o camionista mais próximo e com o valor mais ajustável para levar a sua carga e pagar depois que a venda for feita.

A questão da segurança, disse, está bem salvaguard­ada, pois, no acto de adesão, aos camionista­s será exigido o Bilhete de Identidade, documentos da viatura e as devidas especifica­ções, isso para facilitar no acto de levar a mercadoria. A gestão da plataforma, vai ter o controlo do tráfego feito no aplicativo.

Quanto ao pagamento, este vai ser feito na plataforma, numa primeira fase, só quando se tiver a certeza de que a mercadoria chegou ao local combinado com a assinatura do manifesto de entrega. Logo, o valor será entregue na totalidade ao camionista, tudo isto para manter a segurança do aplicativo.

Artur Alfredo adiantou que a plataforma estenderse-á também para outros sectores, não ficando apenas com os produtores agrícolas, mas todos quantos são vendedores e pretendere­m transporta­r os bens para as diversas áreas do país.

Enquanto filho de camionista, como ele se considerou, Artur Alfredo afirmou que hoje em Angola muitos camionista­s têm problemas de frete de retorno e, através desta aplicação, pode-se assegurar na medida em que se vai trabalhar também para que estes consigam mais clientes, tudo a partir do aplicativo.

Antes de lançar a plataforma, assegurou, fez-se um estudo com os camionista­s nas províncias de Malanje, Cuanza-Norte, Lunda-Norte, Benguela, Cuanza-Sul, Huambo e Bié.

O projecto todo, disse, é assegurado por 12 técnicos que fazem a gestão e captação de clientes.

 ?? DR ?? A aplicação permite requisitar o camionista mais próximo
DR A aplicação permite requisitar o camionista mais próximo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola