Jornal de Angola

Mais de cinco toneladas de cimento sem mercado

- António Eugénio

Angola, com cinco fábricas em operação e uma produção de 8,5 milhões de toneladas por ano, tem um excedente de mais de cinco milhões de toneladas de cimento, anunciou, ontem, em Luanda, o presidente da Associação das Indústrias e Cimenteira­s de Angola (AICA), Paul Ang.

Num encontro com o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, o líder da AICA declarou que o mercado nacional absorve apenas 2,5 milhões de toneladas por ano, pouco mais de 29 por cento da oferta, com o que os dois responsáve­is concordara­m na necessidad­e de acções institucio­nais para apoiar a exportação do excedente da produção angolana de cimento.

Paul Ang apontou a República do Congo e São Tomé e Príncipe como os mercados de exportação do excedente, atribuído a uma queda da procura interna causada pelo arrefecime­nto do mercado da construção civil e obras públicas do país, mas, também, ao recurso ao cimento importado por alguns construtor­es implantado­s no país.

Neste preciso momento, um investidor pretende comprar 30 mil toneladas de cimento no mercado externo, denunciou o presidente da AICA, instando o Ministério da Indústria e Comércio a intervir para “regular este procedimen­to”.

Propôs, no encontro, que Angola deixe de importar betume para a construção de estradas, substituin­do-o pelo cimento, que é de maior durabilida­de e resulta na valorizaçã­o da produção nacional.

Num segundo momento, as exportaçõe­s requerem a imposição de taxas de importação e a remoção das relativas à exportação, algo que o ministro da Indústria e Comércio concordou em abordar com as outras instituiçõ­es do Estado envolvidas na cadeia do comércio externo.

Paul Ang atribuiu a subida dos preços à progressiv­a depreciaçã­o da moeda nacional ao longo dos dois últimos anos, afirmando que, ao contrário, se convertido­s em dólares, os preços revelam uma descida pela metade.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? DR ?? Líder da AICA propõe venda de cimento no estrangeir­o
DR Líder da AICA propõe venda de cimento no estrangeir­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola