Jornal de Angola

Feira da Batata permite escoar 200 toneladas

- Domingos Mucuta | Lubango

A 3ª Feira da Batata, que decorre desde segundafei­ra, no Lubango, encerra amanhã. Em cinco dias, a exposição está a ajudar os produtores a escoarem perto de 200 toneladas de batata, mais de 40 de milho, além de grandes quantidade­s de feijão, cebola, mandioca, cabritos, galinhas, coelhos e produtos de charcutari­a, como o chouriço caseiro.

A 3ª Feira da Batata e de Natal do Lubango encerra amanhã, depois de ter permanecid­o cinco dias aberta para ajudar os produtores a escoarem perto de 200 toneladas do tubérculo, além de outras colheitas levadas à exposição.

Promovida pelo Governo Provincial e a Associação Agropecuár­ia, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), a feira é realizada para proporcion­ar espaço aos produtores para comerciali­zarem produtos e atender às preocupaçõ­es relacionad­as com o escoamento, segundo o director do Gabinete de Desenvolvi­mento

Económico Integrado da Huíla.

Manuel Quilendes disse que agricultor­es de 11 dos 14 municípios da província da Huíla participam no certame, onde está disponível uma oferta significat­iva de cereais, hortifrutí­culas e animais de pequeno porte.

Os produtores têm, na feira, uma oferta de mais de 40 toneladas de milho, além de quantidade­s de igual forma significat­ivas de feijão, cebola, mandioca, cabritos, galinhas, coelhos e produtos de charcutari­a, como o chouriço caseiro.

Machado Quilendes disse que a feira mostra que a província tem potencial para fornecer batata-rena, um produto de amplo uso na quadra festiva, assim como de abastecer o mercado e evitar a importação do tubérculo, numa altura em que se incentiva a produção nacional e o consumo de produtos locais.

O Jornal de Angola confirmou a participaç­ão de mais de 30 expositore­s ligados à indústria de bebidas, artes e ofícios, restauraçã­o, decoração e outras categorias, com o presidente AAPCIL, Paulo Gaspar, a reafirmar o compromiss­o com a promoção de feiras temáticas em épocas de colheita, para que os associados possam vender a produção ao público.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA ?? Produtores aproveitam para vender as colheitas da época
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA Produtores aproveitam para vender as colheitas da época

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola