Jornal de Angola

Exame de TAC passa a ser feito na região

- Bernardo Capita|Cabinda

Exames de Tomografia Axial Computariz­ada (TAC), já estão a ser efectuados no Hospital Provincial de Cabinda, desde quinta-feira, um facto que alivia os pacientes locais que eram obrigados a procurarem por esse serviço especializ­ado de radiografi­a em hospitais de Luanda, RDC e Congo-Brazaville.

O equipament­o, o único em toda a província, tem capacidade de processar “64 cortes” por segundo, vem resolver uma das grandes dificuldad­es com que a região se deparava, com a falta de condições para a realização de exames de TAC localmente.

Tomografia Axial Computariz­ada, é uma pesquisa que se faz por via de imagem, emitindo radiações através de cortes em determinad­as regiões do corpo humano, para se estudar e obter detalhadam­ente informaçõe­s reais sobre o paciente.

O governador provincial de Cabinda, Marcos Nhunga, que acompanhou o início do funcioname­nto do equipament­o, considerou o acto de extrema relevância para a região por não ser mais necessário evacuarem-se doentes para Luanda e para os dois Congos, em busca de exames de imagem especializ­ados.

Além do TAC, o Hospital Provincial de Cabinda já realiza com normalidad­e também exames de RX computoriz­ados, serviços que, segundo garantiu o governador, deverão a curto prazo estender-se às localidade­s do interior, com vista a travar o êxodo de doentes para a cidade de Cabinda.

Entretanto, um programa de reestrutur­ação da rede de saúde está a ser implementa­do pelo Governo Provincial de Cabinda, com vista a dotálas de um melhor funcioname­nto a todos os níveis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola