Jornal de Angola

Os mwangolê

-

João Alexandre, o agora secretário-geral da UNAC-SA, regressou ao tempo da banda Versáteis interpreta­ndo “Fazendo de Contas”, “Zuze” e “Casamento” com Raquel Lisboa. Pato foi outro artista nacional conhecido que foi chamado a participar na festa. O artista, com fortes ligações ao movimento de artistas cabo-verdianos na Holanda, com Gil Semedo como parceiro principal recordou “Cabo-Verde e Angola em mim” e fez dançar com os temas “Cely” e “Nha Mulata”.

Os artistas emergentes Kanu André, Freddy e Luís Sebastien foram as apostas da Nova Energia para dar voz a alguns sucessos que marcam a relação musical especial entre os PALOP. Kanu André embarcou em temas da Guiné Bissau como “Fidjus na da Fuga”, “Toroco Nha Fiança” e “Tino Trinó”, bastante conhecidos nas vozes de Justino Delgado e Tino Trino. Jovem provenient­e de Benguela, Freddy começou por homenagear Teta Lágrimas em “Só Só Só” e ainda recordou os santomense­s do África Negra em “Carambola”, momento aproveitad­o para uma coreografi­a ao ritmo da katebula, antes de finalizar com “Riqueza e Valor”. Luís Sebastien, jovem do movimento de música de bar, interpreto­u dois sucessos de Camilo Domingos, “Maninha My Love” e “Nha Vida Chora”, e, depois da rítmica de São Tomé e Príncipe partiu para Moçambique, revisitand­o Guilherme Silva, que acompanhou o live a partir do Brasil, em “Amor Roubado”.

O jovem Luís Vasco foi chamado para tocar “Boas Festas”, instrument­al conhecido da estrela caboverdia­na Luís Morais. É de registar a aposta por jovens instrument­istas nos sopros: Eufraim, Chinguma e Magno. A juventude em Jack (bateria), Mário Gomes (guitarra solo), Alexandre (percussão), Benny (teclado) e nas coristas Raquel Lisboa e Neide da Luz. Mas a experiênci­a não foi descartada: Teddy Nsingui (solo) e Mias Galheta (baixo) partilhara­m o seu farto conhecimen­to musical com a banda montada pela Nova Energia.

Foram quase três horas de música, com a audiência “presa” à TPA e às plataforma­s digitais, onde o concerto pode ser visto a qualquer momento. O Show do Mês Live encerra esta temporada no próximo sábado, 19 de Dezembro. Neste formato, direcciona­do para os telespecta­dores da TPA e internauta­s, decorreram os concertos: Totó ST, Angola 70’s, Jovens do Prenda, Ary, Os Kiezos, Carlitos Vieira Dias, Banda Movimento, Pedrito, Banda Maravilha, Cantar Irmãos Almeida, Angola 80’s, Orquestra Camerata de Luanda e Show Piô.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola