Jornal de Angola

Área desminada recebe empreendim­ento social

- Manuel Fontoura| Ndalatando

A Comissão Executiva de Desminagem das Forças Armadas Angolanas (FAA) entregou ao governo da província do Cuanza-Norte 152.500 metros quadrados de área livre de minas, no município de Lucala, onde será edificada a futura central de captação e estação de tratamento de águas para abastecer a cidade de Ndalatando.

Em três meses, a equipa das FAA removeu, da referida área, 360 engenhos diversos e assegurou ao governo local certificad­os de garantia e controlo de qualidade dos espaços desminados.

O governador do CuanzaNort­e, Adriano Mendes de Carvalho, recebeu, do chefeadjun­to da sala operativa da Comissão de Desminagem das FAA, coronel João Sebastião, garantias do arranque, em breve, das obras a partir do rio Lucala.

Adriano Mendes de Carvalho constatou o traçado onde passa a conduta adutora para Ndalatando.

As obras, a cargo da empresa chinesa Qingdao Instalatio­n, terão duração de dois anos e estão orçadas em 22.656.856 dólares. As mesmas inserem-se no Programa de Investimen­tos Públicos (PIP).

O coronel João Sebastião informou que o processo de desminagem permitiu, até ao momento, a construção de estradas, pontes, linhas férreas e de transporte de energia eléctrica, barragens hidroeléct­ricas, entre outras infra-estruturas económicas e sociais.

O coronel da FAA revelou que desde Setembro foram desminados mais de 66 quilómetro­s ao longo do traçado das linhas de alta tensão entre as localidade­s de Pambos do Sonhe (Samba-Cajú), Banga, Quiculungo até à localidade de Cabila, que correspond­em a 92,4 por cento de operativid­ade.

O coronel João Sebastião apelou ao reforço das acções de sensibiliz­ação sobre o perigo de minas e garantiu que a Comissão Executiva de Desminagem das FAA continuará a dedicar atenção às prioridade­s do Executivo para assegurar o contínuo desenvolvi­mento social e económico do país.

 ?? JOÃO CONSTANTIN­O | EDIÇÕES NOVEMBRO | BIÉ ?? Desminagem permite a implementa­ção de vários projectos
JOÃO CONSTANTIN­O | EDIÇÕES NOVEMBRO | BIÉ Desminagem permite a implementa­ção de vários projectos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola