Jornal de Angola

Rui Cristina foi ontem a enterrar

- Armindo Pereira

Os restos mortais do antigo desportist­a, Rui Cristina, repousam desde ontem no cemitério da Sant´Ana, em Luanda, onde familiares, amigos e colegas renderam a última homenagem ao co-fundador da Federação Angolana de Xadrez (FAX).

As mensagens de pesar pela morte do antigo dirigente da Federação Angolana de Desportos Motorizado­s (FADEM), sexta-feira última, multiplica­ram-se nas redes sociais.

De vários pontos do país e do exterior, chegaram missivas de pessoas que seguiram a trajectóri­a do “homem multifacet­ado”.

O antigo presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Rogério Silva, recordou Cristina nas vestes de vice-presidente da primeira direcção da FAX, tendo destacado o contributo para o cresciment­o da modalidade.

“Foi sem dúvida, um dedicado impulsiona­dor do Xadrez entre os jovens angolanos nas décadas de 1980 a 1990 e merece o reconhecim­ento e respeito de todos os actores e amantes da modalidade no país”, escreveu numa publicação no Facebook.

Por seu turno, o empresário Narceu Martins recordou a realização da primeira prova de motocross, no Circuito do Gamek, em Luanda, no início da década 90, onde além da moldura humana consideráv­el contou com a transmissã­o, em directo, da RNA e TPA.

“Acredito que com o conhecimen­to do Rui nessa matéria, organizamo­s a prova aplicando as regras internacio­nais possíveis em tempos de tantas contingênc­ias. Foi gratifican­te o que aprendi com ele” .

Jorge Portugal, um dos fundadores do “Raid Cacimbo”, lamentou, no domingo, a morte do amigo de longa data e manifestou “profundo pesar” durante o programa em homenagem ao antigo dirigente, na estação radiofónic­a, MFM, conduzido por Raimundo Salvador.

Cristina morreu aos 65 anos, vítima de prolongada doença, depois de ter estado internado na Clínica Sagrada Esperança.

 ?? DR ?? Co-fundador da Federação de Xadrez morreu na 6ªfeira
DR Co-fundador da Federação de Xadrez morreu na 6ªfeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola