Jornal de Angola

Novos órgãos sociais do Progresso tomam posse amanhã

“Bota de ouro” do torneio Sub-20 de futebol considera “normal” a prestação dos Palanquinh­as na prova regional

- Pedro Augusto

A falta de atitude e concentraç­ão em dois dos quatro jogos disputados na Taça Cosafa, edição 2020, disputada de 3 do corrente até domingo, na África do Sul, foram determinan­tes para que a Selecção Nacional Sub20 de futebol não atingisse o objectivo de conquistar o troféu e garantir presença no próximo Campeonato Africano das Nações (CAN), com sede na Mauritânia, em 2021.

Tal posição foi manifestad­a, ontem, ao Jornal de Angola, pelo avançado Zine Salvador, melhor marcador do torneio, com três golos, em conjunto com o sul-africano Sinenjongo Mkiva, quando avaliava a prestação do combinado nacional na prova , que considerou “normal”.

“A nossa prestação foi normal. Tivemos altos e baixos, algumas vezes entrávamos bem nos jogos e outras não. Faltou igualmente concentraç­ão da nossa parte”, disse.

Ainda assim, segundo Zine Salvador, 18 anos, duas vezes “bota de ouro” do torneio da COSAFA na categoria Sub-20, o conjunto às ordens de Kito Ribeiro, pela qualidade do futebol apresentad­o nos jogos disputados, deveria ter alcançado mais do que a terceira posição na competição.

“Com a qualidade que demonstrám­os nos jogos que disputámos no torneio, claro que teríamos alcançado mais do que o terceiro lugar, mas infelizmen­te as coisas não saíram bem para nós. Resumindo: faltou concentraç­ão e atitude da nossa parte”, referiu.

Questionad­o sobre a conquista da “bota de ouro”, a segunda em duas edições seguidas (2019 e 2020), Zine Salvador disse trata-se de um “prémio especial” e representa o trabalho que tem desenvolvi­do no Clube 1º de Agosto e nas diversas selecções nacionais.

“A conquista da bota de ouro representa o trabalho que venho desenvolve­ndo durante algum tempo. É um prémio especial e sinto-me muito feliz por ter conquistad­o pelo segundo ano consecutiv­o. Agora só me resta continuar a trabalhar para conquistar mais prémios”, sublinhou.

Suplente na estreia

O facto de ter começado o torneio na condição de suplente, uma vez que se tratava do melhor marcador da edição anterior, não abalou as pretensões de Zine Salvador em contribuir para uma boa campanha de Angola no certame. Segundo ele, o colectivo estava acima de tudo e teve que respeitar as opções do selecciona­dor.

Conhecido como forte no jogo aéreo, no um contra um, driblador e rematador, o atleta formado no 1º de Agosto teve tempo para mostrou serviço na partida diante do e-Swatini, em que Angola perdeu por 1-0, ao provocar um penálti, porém não aproveitad­o pelos Palanquinh­as.

Com os três golos marcados na prova que terminou no domingo, em Port Elizabeth, África do Sul, o futebolist­a angolano totaliza nove, em igual número de jogos, e entra na galeria dos goleadores da competição Sub20 da África Austral.

 ?? DR ?? Atleta formado no clube militar faz parte da galeria dos goleadores da prova da África Austral
DR Atleta formado no clube militar faz parte da galeria dos goleadores da prova da África Austral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola