Jornal de Angola

Macron testa positivo à Covid-19

-

O presidente francês Emmanuel Macron acusou, ontem, positivo à Covid19, segundo um comunicado do Governo da França.

“De acordo com as normas sanitárias em vigor, e aplicáveis a todos, o Presidente da República se isolará por sete dias. Ele vai continuar a trabalhar e a exercer as suas actividade­s à distância”, disse o Palácio do Eliseu, sede da presidênci­a.

O documento não cita se a primeira-dama, Brigitte Macron, também foi testada. Com 67 anos, ela faz parte do grupo de risco para a Covid-19.

Segundo o Eliseu, ainda não se sabe como Macron contraiu a doença, no entanto, ele teve diversas actividade­s públicas nas últimas semanas. Na quartafeir­a, Macron esteve num evento público com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. O jornal português Público, avança que o chefe do Governo luso fez, ontem, teste à Covid-19 e está em isolamento profilácti­co.

Segundo o diário português, citando o jornal francês Le Monde, o primeiromi­nistro da França, Jean Castex, também irá cumprir um período de isolamento.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também suspendeu todas as suas actividade­s e irá cumprir quarentena até dia 24 de Dezembro após ter almoçado com Macron na segunda-feira, de acordo com o jornal El País.

Emmanuel Macron participou no Conselho Europeu no fim da semana passada em Bruxelas. Fonte europeia disse ao PÚBLICO que, no seguimento das informaçõe­s divulgadas pelas autoridade­s francesas, o Presidente francês é considerad­o como potencial contacto de risco desde segunda-feira, 14 de Dezembro. A mesma fonte acrescento­u que durante o Conselho Europeu, que decorreu na passada quinta e sexta-feira, todas as medidas sanitárias foram cumpridas e não há, até ao momento, informação de mais participan­tes ou funcionári­os que tenham testado positivo à Covid-19.

No início desta semana, a comitiva de Emmanuel Macron garantiu ao diário Le Figaro que o Presidente já tinha sido testado várias vezes à Covid-19 desde o início da pandemia e que a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, já tinha estado também em quarentena após ter estado em contacto com um infectado, embora, na altura, não tenha testado positivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola