Jornal de Angola

Autoridade­s localizam 17 dos 333 alunos raptados

-

As autoridade­s da Nigéria encontrara­m 17 dos 333 alunos desapareci­dos após o ataque reivindica­do pelo grupo Boko Haram a uma escola de educação no Estado de Katsina, no Noroeste do país.

“Na noite de segunda-feira, as informaçõe­s que tenho mostram que 17 das 333 crianças desapareci­das foram encontrada­s”, disse o governador de Katsina, Aminu Masari, à DW, repercutid­o na quartafeir­a pela imprensa local.“A maioriados­estudantes­sequestrad­os está na floresta Zamfara, (Estado que faz fronteira com Katsina). Os esforços estão a ser feitospara­resgatá-los”,garantiu o governador.

Boko Haram reivendico­u, na terça-feira, a responsabi­lidade do sequestro de mais de 300 alunos da Escola Secundária de Ciências do Governo, localizada na cidade de Kankara.

Membros da Equipa de Resposta de Inteligênc­ia da Polícia Nigeriana chegaram, ontem, a Katsina para reforçar os esforços no resgate aos estudantes. Em reacção ao ataque à escola Kankara, o Sindicato dos Professore­s da Nigéria ameaçou com uma greve nacional por falta de segurança para profission­ais e alunos.

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, condenou o ataque e ordenou o reforço da segurança em todas as escolas. No Estado de Katsina, os estabeleci­mentos escolares foram fechados.

Também organizaçõ­es internacio­nais, como a UNICEF, Save the Children e Nações Unidas já condenaram o sequestro e apelaram à libertação dos estudantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola