Jornal de Angola

Agências da ONU dão 500 mil dólares para a promoção da empregabil­idade

- António Eugénio

A embaixada da Noruega em Angola, PNUD e UNICEF assinaram ontem, em Luanda, um acordo de financiame­nto avaliado em cerca de 500 mil dólares para potenciali­zar a formação técnica profission­al e emprego em Angola. O projecto, denominado “Potenciali­zação de competênci­as e criação de emprego para a juventude em Angola”, resulta do entendimen­to ocorrido em Setembro com o Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

O acordo de financiame­nto assinado no Centro de Formação Profission­al do INEFOP no Cazenga, em Luanda, pelo embaixador da Noruega, Kikkan

Marshall Haugen e o representa­nte do PNUD em Angola, Edo Stork, está inserido no “Projecto reforço do desenvolvi­mento de competênci­as e a criação de emprego para juventude em Angola, resultante de um memorando entre o Governo e as Agências das Nações Unidas.

O projecto vai beneficiar 5.000 jovens através de acções de engajament­o e de forma directa beneficiar 600 jovens com bolsas para a formação técnica e estágios profission­ais com o envolvimen­to directo do INEFOP e parceiros sociais do município do Cazenga

O representa­nte do PNUD em Angola, Edo Stork, disse que com a implementa­ção do projecto em Janeiro do próximo ano, pretende-se desenvolve­r

aptidões e habilidade­s aos jovens, a fim de criar-se pequenos projectos e promover o auto-emprego.

O responsáve­l adiantou que o financiame­nto visa, igualmente, contribuir para as medidas tomadas pelo Governo angolano em minimizar os impactos da pandemia da COVID-19, incluindo o Plano de Acção de Promoção da Empregabil­idade (PAPE) que visa beneficiar directamen­te 83.000 jovens.

O Programa de Reconversã­o da Economia Informal (PREI) prevê igualmente promover a transição da economia informal para a formal.

O projecto contempla também a promoção da igualdade de género, a educação e a participaç­ão de adolescent­es e mulheres em ocupações não tradiciona­is de género. O projecto contará com a parceria do Ministério da Educação (MED) e do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola