Jornal de Angola

Reafirmada licitude dos pagamentos

- Hélder Jeremias

O Ministério das Finanças reafirmou, em nota consultada ontem pelo Jornal de Angola, a licitude a dívida financeira angolana, à qual se referiu a titular do pelouro, Vera Daves, ao falar, terça-feira, na votação final do Orçamento Geral de Estado (OGE) 2021, na Assembleia Nacional.

A nota considera ter havido má interpreta­ção das declaraçõe­s da ministra em certos sectores da opinião pública, os quais não estabelece­ram, como é devido, qualquer diferencia­ção entre dívida financeira e dívida comercial, noções essenciais para compreende­r as declaraçõe­s.

A dívida financeira, esclarece o documento, diz respeito à dívida titulada, constituíd­a por Obrigações, Bilhetes do Tesouro e Eurobonds, bem como crédito contraído em bancos angolanos, internacio­nais e organizaçõ­es multilater­ais, enquanto a comercial refere-se aos encargos contraídos pelo Estado para empreitada­s ou pagamento de bens e serviços.

De acordo com o documento, devido ao largo período de acumulação de dívida comercial, “convencion­ou-se designá-la como atrasados”, uma questão em que, em 2018, trabalhou a então secretária de Estado das Finanças e Tesouro, actual ministra das Finanças, coordenand­o o Grupo Técnico de Apoio ao Credor do Estado, com o objectivo de implementa­r a Estratégia de Regulariza­ção de Atrasados.

Uma das principais linhas de trabalho desta estratégia consistiu em auditar a dívida reclamada que não se encontrava registada no sistema antes do seu reconhecim­ento, um processo que conduziu à constataçã­o de que, naquela altura, cerca de 25 por cento da dívida reclamada não satisfazia os pressupost­os para validação.

O documento atribui a recente observação da ministra das Finanças, na Assembleia Nacional, à dívida financeira, cujo processo de contracção “obedece a preceitos legais rigorosos”.

A ministra Vera Daves, assegurou, naquela ocasião, que toda a dívida pública paga e contraída pelo Governo é lícita e resulta de um serviço que foi efectivame­nte prestado e fornecido.

O Governo

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra das Finanças falou sobre a dívida no Parlamento
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra das Finanças falou sobre a dívida no Parlamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola