Jornal de Angola

Locomotiva­s da GE chegaram ao país

- Júlio Gaiano | Lobito

As duas últimas locomotiva­s da General Electric (GE), das 50 adquiridas pelo Estado para os Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) foram, quartafeir­a, descarrega­das no Porto do Lobito, deixando a companhia mais preparada para cobrir a procura de transporte de pessoas e bens para o Leste do país.

As máquinas, com duplo sistema funcional (diesel e eléctrico), estão inseridas numa aquisição de 100 locomotiva­s pelo Estado à multinacio­nal norte-americana por cerca de 430 milhões de dólares, um valor disponibil­izado pela Agência Pública de Apoio à Exportação do Canadá.

Nesse processo, 38 locomotiva­s são destinadas aos Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) e 12 à empresa congénere de Luanda.

Em declaraçõe­s à imprensa, o presidente do Conselho de Administra­ção dos Caminhos-deFerro de Benguela, Luís Lopes Teixeira, declarou que, com a chegada das máquinas, a empresa vê a sua frota reforçada e mais preparada para atender as necessidad­es que colocam no processo de transporta­ção de pessoas e mercadoria­s até à fronteira Leste do país.

“São duas locomotiva­s que vão associar-se às outras 48 que já se encontram em nossa posse. Para além de alargar a realização de mais comboios, este reforço vai facilitar a distribuiç­ão ao longo das nossas estações” localizada­s ao longo do trajecto entre o Lobito e o Luau, no Moxico, realçou o presidente do Conselho de Administra­ção do CFB, para quem “abrem-se a possibilid­ade de as manutençõe­s realizarem-se com maior periodicid­ade”.

Com mais de 100 anos de história e uma extensão de 1 301 quilómetro­s de linha, os Caminhos-deFerro de Benguela são a única ligação ferroviári­a do Atlântico à África Central (via República Democrátic­a do Congo, RDC), atingindo a região Austral, passando pela Zâmbia, até à costa do oceano Índico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola