Jornal de Angola

“Nguvulu Marimbondo” desce à baixa de Luanda

- Miguel Gomes

A personagem Nguvulu Marimbondo, interpreta­da por Miguel Menezes “Prince”, vai se apresentar hoje na Rua Rainha Ginga (no largo em frente à UNAP - União Nacional dos Artistas Plásticos), às 16 h00, numa performanc­e artística que pretende suscitar a reflexão sobre as relações interpesso­ais e de poder na sociedade angolana.

Inserido na iniciativa do autor baptizada como “Mussunda Nzombo Project” que já concretizo­u vários actos em diferentes locais de Luanda - a performanc­e decorre no espaço público, onde será instalada uma jaula. Lá dentro, a personagem Nguvulu Marimbondo vai assumir diferentes registos de personalid­ade.

O formato permite que a interacção com o público e com a rua seja impulsiona­da ao longo de toda a performanc­e. O promotor da actuação, Miguel Prince (uma referência ao falecido artista pop norte-americano Prince), 47 anos, viveu duas décadas na Alemanha, onde se tornou uma figura conhecida da boémia e da cultura na cidade de Friburgo.

Regressado ao país há uma década, surge agora como Mussunda Nzombo, que é também uma forma de homenagear os ancestrais maternos. O criador de arte e activista cultural tem participad­o em diferentes projectos com Kiluanji kia Henda ou Thó Simões.

A performanc­e de hoje conta também com o apoio da Fuckin’ Globo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola