Jornal de Angola

Huíla é maior referência no desporto nacional

- António Cristóvão

A direcção do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos está apostada na formação de agentes e massa desportiva da província para tornar a Huíla numa referência a nível do desporto nacional.

A garantia é do director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla durante a cerimónia de abertura da acção formativa dirigida a gestores desportivo­s que decorre de 15 a 19 deste mês, na cidade do Lubango.

Osvaldo Lunda que destacou a importânci­a da promoção de acções formativas, sublinhou que o órgão que dirige vai criar condições para melhorar os níveis de conhecimen­to dos desportos em toda extensão da província.

“Estamos a trabalhar com os dirigentes desportivo­s e depois com os atletas, treinadore­s e toda a massa desportiva a nível da província para que a Huíla seja uma referência positiva no desporto nacional”, assegurou. Osvaldo Lunda informou que por conta da Covid-19, uma série de acções de formação não foram realizadas.

Avançou que ainda assim fica o compromiss­o de que aquelas acções de formação não realizadas este ano, poderão ser concretiza­das pelo facto de existir esperança que o mais breve possível o mundo terá vacina da Covid-19. “Tudo indica que com a vacina contra a pandemia, poderemos fazer melhor o nosso trabalho no que o ajuntament­o diz respeito” frisou.

Osvaldo Lunda referiu que o sector dos desportos é uma das franjas que ficou mais debilitado por conta da Covid-19, em virtude de as suas actividade­s implicarem ajuntament­o. Por isso, explicou, limitou-se ao máximo essas actividade­s desportiva­s.

Aconselhou aos formandos a assimilare­m as matérias em abordagem no decurso da formação.

O director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, anunciou a programaçã­o para os próximos dias de uma outra acção formativa sobre o futebol que poderá contar com um prelector internacio­nal.

Osvaldo Lunda assegurou estarem já a trabalhar com as equipas de futebol no sentido de ver qual é o real interesse nessa formação em agenda.

Ben Arfa,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola