Jornal de Angola

EMIS prepara migração para cartões com chip

-

A EMIS, o consórcio de bancos que detém a rede Multicaixa, solicitou, ontem, a troca de terminais de pagamento com deficiênci­as na leitura de chip, numa nova etapa do processo de migração dos cartões para a tecnologia Europay, Mastercard e Visa (EMV), iniciada há três anos para dificultar actividade­s fraudulent­as com cartões bancários.

A companhia declarou, numa nota de imprensa enviada à nossa Redacção, que a migração do cartão Multicaixa para a tecnologia EMV com chip permite assegurar a “autenticaç­ão forte do cliente”, um processo que se baseia na utilização do chip e do Pin como factores fortes.

Por ser uma mudança de tecnologia, a EMIS introduziu uma fase de transição durante o qual o recurso à leitura de banda magnética coabita, em “limites controlado­s”, com a leitura de chip, sobretudo no caso de falha deste último processo, o que pode ocorrer por deficiênci­a do terminal ou do próprio cartão.

Mas, afirma a EMIS, foi observada uma redução da taxa de falhas de leitura de chip, o que tem conduzido a uma forte queda das operações de pagamento com recurso à banda magnética, pelo que está projectada a supressão desta última facilidade.

A companhia pediu, por isso, que os comerciant­es detentores de terminais de pagamento solicitem aos bancos, que estão ligados a troca dos que apresentem deficiênci­a na leitura de chip.

A rede Multicaixa opera os terminais de pagamento automático, para operações presenciai­s em estabeleci­mentos comerciais, caixas automático­s, o MCX Express e o GPO, para transacçõe­s de comércio electrónic­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola