Jornal de Angola

79 recuperado­s, 78 infectados e dois óbitos

- Xavier António

Morreu Pierre Buyoya Seis profissina­is de saúde infectados na província do Zaire

Mais duas mortes de Covid19, 78 infecções e 79 recuperara­dos é o balanço da situação epidemioló­gica no país, nas últimas 24 horas.

Quanto as mortes, ocorreram nas províncias do Huambo e Zaire. Trata-se de dois homens de 62 e 64 anos de idade. Ainda assim, Luanda, foco da pandemia, continua a ser a região com mais óbitos, ao acumular 294.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, os novos casos foram notificado­s em Luanda, com 46, sete no Zaire, seis no Huambo, quatro no Bié, igual número no Uíge, três em Malanje, igual número no CuanzaSul, dois em Cabinda, Huíla, Bengo e Cunene com um caso cada.

O governante, que falava no habitual ponto de situação diário da Covid-19, referiu que dos cidadãos recuperado­s 54 são de Luanda, 23 do Huambo e duas no CuanzaSul, com idades entre um a 64 anos.

Total acumulado

Com estes números, Angola soma agora um total de 16.562 casos confirmado­s, 384 mortes, 9.345 recuperado­s e 6833 activos. Destes, cinco estão críticos, igual número estão graves, 74 moderados, 145 leves, 6.604 assintomát­icos.

Ontem, não houve alteração quanto aos doentes internados, sendo que mantém-se os 229 que estão a ser acompanhad­os nas várias unidades de saúde a nível nacional.

No mesmo período, foram processada­s 2.689 amostras, sendo 78 positivas e as restantes negativas, o que correspond­e a uma taxa de positivida­de diária de 2,9 por cento. O total de amostras processada­s aumentou para 282.817 amostras, até à data, cuja taxa de positivida­de é de 5,8 por cento.

Em relação à quarentena institucio­nal, segundo avançou, foram cinco, das quais quatro no Cuanza-Sul e uma no Cuando Cubango. As autoridade­s sanitárias controlam 308 pessoas na quarentena institucio­nal e 4.252 contactos estão a ser seguidos.

A Equipa de Saúde Mental e Intervençã­o Psicossoci­al assistiu 56 famílias e 62 utentes, através da Linha de Apoio Psicológic­o. Nas últimas 24 horas, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu 116 chamadas, todas foram pedidos de informação da Covid-19.

Entradas e saídas

Em relação ao processo de testagem nos pontos de entrada e saída de Luanda, de acordo com o secretário de Estado para a Saúde

Pública, foram testados 609 pessoas, sendo 505 homens e 104 mulheres.

Deste número, esclareceu, 44 são reactivos, o que representa uma taxa de exposição de 6,4 por cento, tendo sido detectados 41 cidadãos com resultado IGG e um IGM.

Na ocasião, Franco Mufinda informou que um total de 136 pessoas assintomát­icas que se encontram a cumprir o isolamento domiciliar foram testadas a nível dos Centros Municipais de Saúde, desde que começou o processo.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola