Jornal de Angola

BNA abre Centro de Custódia de Valores

- Manuel de Sousa | Moçâmedes

A Delegação Regional Sul do Banco Nacional de Angola (BNA) inaugurou, sextafeira, em Moçâmedes, o Centro de Custódia de Valores do Namibe, um serviço que, operado pela representa­ção local do BAI, incide sobre o tratamento e saneamento do numerário.

A partir de agora, os bancos comercias poderão fazer depósitos em numerário e levantamen­tos em notas e moedas metálicas no Centro de Custódia, na expectativ­a da elevação da qualidade das notas e moedas metálicas que colocam à disposição dos utentes dos serviços bancários, afirmou o vicegovern­ador do BNA Manuel Tiago Dias.

“O Conselho da Administra­ção do BNA, quando decidiu pela abertura do Centro de Custódia do Namibe, sondou vários bancos comerciais que operam localmente. O BAI mostrou-se disponível e, da análise que fizemos de todos as candidatur­as, entendemos ficar com o BAI, porque reunia os requisitos necessário­s para prestar esse serviço”, afirmou para explicar a opção.

Os serviços do Centro estão interligad­os com os da central do BNA, em Luanda, que passa a colocar, através da Custódia, os valores em numerário que os bancos comerciais necessitam para operar, obtendo, por outro lado, os depósitos da sua actividade.

“O Banco Nacional de Angola vai encarregar-se de trazer as notas e moedas metálicas novas para a custódia e fazer aquilo que chamamos, em termos técnicos, de alívio das notas que não estiverem em condições”, disse o vice-governador ao definir o Centro de Custódia de Valores do Namibe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola