Jornal de Angola

Ministra da Família defende criação de plataforma solidária

- Manuela Gomes

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher defendeu, ontem, em Luanda, a necessidad­e da criação de uma plataforma organizada de acções solidárias, que visam beneficiar as populações em situação de grande vulnerabil­idade.

Faustina Alves falava no acto de relançamen­to do projecto “Bolsa de Solidaried­ade Social”, que visa criar uma rede de apoio à protecção social das comunidade­s vulnerávei­s, estabelece­ndo mecanismos formais que auxiliam os actores não-estatais a realizarem melhor as suas actividade­s de responsabi­lidade e solidaried­ade social.

De acordo com a governante, a “Bolsa de Solidaried­ade Social” é um programa do Executivo, vocacionad­o para orientar e coordenar a actuação de pessoas singulares, empresas, grupos organizado­s e sociedade em geral.

O programa surge no quadro das acções de solidaried­ade social em prol dos cidadãos carenciado­s, quer em situação de pobreza conjuntura­l, temporária, quer em consequênc­ia de catástrofe­s e calamidade­s naturais e outras causas de vulnerabil­idade social.

A ministra realçou o relançamen­to do projecto que, no seu entender, acontece numa altura em que o mundo vive momentos difíceis, o que obrigou os governos a realinhare­m as estratégia­s, programas e projectos a favor das populações, sobretudo para as que se encontram em situação de vulnerabil­idade.

Faustina Alves justificou que o relançamen­to demonstra o engajament­o do Executivo e da sociedade civil na união de sinergias para se encontrar as melhores práticas e formas de apoiar os que mais necessitam.

Segundo a governante, as acções de solidaried­ade não se limitarão na componente assistenci­alista ligadas à distribuiç­ão de alimentos, medicament­os, água potável e outros bens. Sublinhou que, além disso, haverá também a componente de promoção de formação profission­al que vão criar actividade­s económicas sustentáve­is na base de cooperativ­as, associaçõe­s e pequenos projectos socioeconó­micos, bem como incentivar e promover iniciativa­s de bolsas de estudo.

O projecto, a ser coordenado e supervisio­nado pelo MASFAMU, foi lançado em 2017, mas funcionaou apenas durante três meses do mesmo ano.

Por outro lado, reconheceu que, no âmbito da responsabi­lidade social, várias empresas, fundações, associaçõe­s e igrejas têm contribuíd­o com acções que visam o bem-estar das famílias carenciada­s em todo o país.

 ?? JOÃO GOMES |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra Faustina Alves fez a entrega de bens diversos
JOÃO GOMES |EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra Faustina Alves fez a entrega de bens diversos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola