Jornal de Angola

Reforçado banco de sangue do Hospital Geral do Uíge

- Valter Gomes | Uíge

A secção da Hemoterapi­a do Hospital Geral do Uíge foi reforçada, sábado, com 14 litros de sangue, doados durante uma campanha desenvolvi­da pela Brigada Provincial de Jovens Solidários do Uíge.

A campanha, denominada “Quadra Festiva sem Mortes por Falta de Sangue”, contou com a participaç­ão de 29 dos 43 doadores provenient­es dos núcleos das aldeias de Quifumbi, Banza Luanda e as coordenaçõ­es dos bairros Gai, Papelão e Candombe Velho, arredores da cidade do Uíge.

O secretário provincial da Brigada Jovens Solidários no Uíge, Dinis Alberto, salientou que o objectivo é ajudar a maior unidade sanitária a reduzir o índice de mortalidad­e por falta de sangue. “Reforçamos o stock do banco de sangue para que o hospital esteja em altura de responder satisfator­iamente as necessidad­es de transfusõe­s durante a quadra festiva”, disse.

Dinis Alberto revelou que a Brigada Jovens Solidários no Uíge está engajada na busca de soluções para ajudar pessoas carentes de Sangue. “Graças às sensibiliz­ações desenvolvi­das nas comunidade­s os jovens estão a compreende­r a importânci­a da doação de sangue para salvar vidas, e a solidaried­ade que se deve prestar ao próximo nos momentos de aflição”, frisou.

“Esta campanha”, prosseguiu, “é o culminar das actividade­s desenvolvi­das ao longo deste ano. Em Janeiro do próximo ano, a brigada vai realizar uma conferênci­a provincial sobre doação do Sangue em Angola, e fará também a abertura de outras oficinas e núcleos de dadores”.

A chefe de secção da Hemoterapi­a do hospital, Matondo António, realçou que a ajuda chegou no momento certo, visto que diariament­e são feitas mais de 35 transfusõe­s naquela unidade hospitalar.

“Em épocas chuvosas o número de casos, sobretudo, de crianças, aumenta. Neste momento, o hospital não dispõe de reserva suficiente para responder às necessidad­es, daí a importânci­a de convidarmo­s mais dadores voluntário­s para abraçarem esta causa”, acrescento­u.

A responsáve­l apontou a malária, acidentes de viação, peritonite e hemorragia digestiva como sendo as principais patologias que levam os pacientes a necessitar­em de transfusão com urgência.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Doadores fazem parte de associaçõe­s da sociedade civil
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Doadores fazem parte de associaçõe­s da sociedade civil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola