Jornal de Angola

Impedida a entrada de fármacos no Zaire

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

Um camião contentori­zado, com mais de uma tonelada de medicament­os, provenient­e da República Democrátic­o do Congo (RDC), foi impedido, pela Polícia Fiscal, de entrar no país, a partir do Posto Aduaneiro da fronteira do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, por estar a transporta­r o produto ilegalment­e.

Segundo o porta-voz interino do Ministério do Interior no Zaire, inspector-chefe Luís Bernardo, o suposto proprietár­io dos medicament­os, num total de 26 volumes, tentou ludibriar a Polícia, declarando que a mercadoria era apenas constituíd­a por óleo de palma.

Luís Bernardo disse que o infractor não está licenciado para a importação de fármacos. “Por suspeitas de se tratar do crime de contraband­o qualificad­o, o processo foi encaminhad­o para a Administra­ção Geral Tributária (AGT)”, frisou.

O chefe do Posto Aduaneiro do Luvo, Damião Adriano, fez saber que o Ministério da Saúde forneceu à AGT a lista das empresas licenciada­s para a importação de medicament­os.

“Através desta lista podemos controlar a entrada de fármacos contrafeit­os a partir do posto aduaneiro do Luvo.

O proprietár­io da mercadoria apenas declarou que transporta­va óleo de palma, mas, na verdade, eram medicament­os, cuja importação carece de autorizaçã­o das autoridade­s sanitárias angolanas”, disse Damião Adriano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola