Jornal de Angola

Cemitério Monumento vai ser requalific­ado

- João Constantin­o | Cuito

As obras de requalific­ação do Cemitério Monumento e Memorial dos Mártires do Cuito, inseridas no Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), vão custar 129 milhões de kwanzas.

Com duração de 10 meses, as obras incluem a construção de um museu, que vai funcionar como arquivo histórico e de apoio à investigaç­ão académica.

O memorial vai contar com o apoio dos ministério­s da Defesa Nacional, Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria e da Administra­ção do Território.

“O que pretendemo­s é continuar a homenagear os combatente­s da liberdade, os combatente­s da Pátria, unidade e reconcilia­ção nacional. Queremos colocar mais uma pedra no nosso processo de reconcilia­ção nacional e de resgate da história do povo”, afirmou o governador da província, Pereira Alfredo.

Além da sua transforma­ção em memorial, segundo o governador, o Cemitério Monumento vai ser um local que representa o povo e as lutas travadas no Cuito.

“Vamos construir uma estrutura, uma placa, onde estarão gravados os nomes das mais de mil almas que ali jazem e que fazem a história do local”, acrescento­u o governante.

Durante a apresentaç­ão técnica da obra de requalific­ação, o vice-governador para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Fernando Tchatuvela, afirmou que o objectivo é transforma­r o Cemitério Monumento do Cuito num Museu de História. “O novo edifício terá uma área administra­tiva, com acervo histórico, serviços de apoio, guarita, sanitários e casa dos técnicos. A intenção é torná-la num monumento histórico para consulta e estudos, além de servir de lugar de retiro das pessoas que têm lá os seus ente-queridos sepultados”, afirmou.

João Marques Bango, excoordena­dor da Comissão de Exumação e Inumação, afirmou que a requalific­ação do Cemitério Monumento vai dar outra dignidade ao local.

“O cemitério foi construído para honrar os mártires do Cuito. São mais de 7.300 corpos que ali jazem e foi bom o Governo fazer a sua requalific­ação. Este é o único no país, e está entre os poucos em África”, sublinhou.

Localizado na comuna do Cunje, o Cemitério Monumento do Cuito foi construído para sepultar as vítimas mortais da guerra do Cuito, que eclodiu depois das eleições de 1992.

 ?? EDSON FABRIZIO ?? Memorial visa homenagear as vítimas da guerra do Cuito
EDSON FABRIZIO Memorial visa homenagear as vítimas da guerra do Cuito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola