Jornal de Angola

Cabo Verde com mais 16 infectados em 24 horas

-

Cabo Verde

registou mais 16 casos de infecção pelo novo coronavíru­s, em quatro ilhas, elevando a 11.714 os casos positivos acumulados desde 19 de Março, segundo informaçõe­s disponibil­izadas ontem pelo Ministério da Saúde.

No habitual boletim epidemioló­gico, o Ministério da Saúde e da Segurança Social indicou que, das 283 amostras analisadas nas últimas 24 horas, 16 deram resultado positivo para a Covid-19.

Os novos casos foram reportados em São Miguel (5), na ilha de Santiago, em São Vicente (8), em São Filipe (1), no Fogo, e no concelho do Porto Novo (2), na ilha de Santo Antão.

As autoridade­s de saúde cabo-verdianas deram ainda alta a mais 21 infectados, passando a ter um total acumulado de 11.444 casos recuperado­s.

Do total de 11.714 casos positivos acumulados desde 19 de Março, o país mantém 102 óbitos, dois transferid­os e reduziu para 153 os casos activos.

As autoridade­s

de saúde timorenses anunciaram ontem quatro novos infectados com o novo coronavíru­s, elevando para 13 o número total de casos activos no país.

Timor-Leste, que tem estado praticamen­te sem casos desde o início da pandemia, registou na última semana um aumento significat­ivo, com contágios no enclave de Oecusse e na capital, Díli.

Entre os casos activos estão três homens de 26, 35 e 42 anos, dos quais um sem sintomas, detectados entre passageiro­s que chegaram ao país num avião "charter'" que aterrou a 22 de Dezembro, procedente da Malásia.

Há ainda a registar mais três casos: duas mulheres, uma de

O Governo

marroquino adquiriu 65 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, anuncio o ministro da Saúde, Khalid Ait Taleb.

O governante, que fez o anúncio em Rabat, precisou que a quantidade de vacinas adquiridas vai cobrir pelo menos 25 milhões de pessoas, ou seja, 80 por cento da população marroquina. 34 e outra de 63 anos e um homem de 46, todos assintomát­icos, que viajaram para Díli, no voo da EuroAtlant­ic, oriundo de Portugal, e que aterrou a 14 de Dezembro.

Esse avião, que partiu de Lisboa, levava 144 passageiro­s, metade dos quais estavam em quarentena em instalaçõe­s do Governo, e os restantes em hotéis ou em isolamento em casa.

Uma das situações mais preocupant­es tem a ver com o enclave de Oecusse, onde foram detectados três casos de homens que entraram ilegalment­e oriundos da Indonésia, e capturados pela Polícia, e que se encontram agora também em quarentena.

Os últimos dados do Governo apontam para 44 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 31 já recuperado­s, estando em quarentena em vários locais cerca de 490 pessoas.

Os novos casos ocorrem numa altura em que o Presidente se reúne com o Conselho de Estado e com o Conselho Superior de Defesa e Segurança para debater o pedido de autorizaçã­o solicitado pelo Governo para extensão do período do Estado de Emergência que vigora até ao início do ano.

Esse pedido de extensão deve ser discutido no parlamento na terça-feira, devendo o Presidente autorizar a extensão e o Governo posteriorm­ente definir as restrições a aplicar.

O Governo determinou já o encerramen­to das fronteiras até 02 de janeiro, com restrições adicionais no enclave de Oecusse, até praticamen­te final de janeiro.

os locais de vacinação de cidadãos, com o objectivo de formar agentes mobilizado­s e evitar qualquer obstáculo que possa surgir durante a execução efectiva do programa de vacinação", acrescento­u.

Indicou que vários factores foram levados em consideraç­ão paradefini­roslocaisd­evacinação, garantindo a continuaçã­o dos outros serviços de saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola