Jornal de Angola

Agricultur­a entre as prioridade­s do Governo do Cuando Cubango

Governador provincial garantiu, na mensagem do Dia da Família, melhorias estruturan­tes nos próximos dois anos em todo o sistema de saúde, nos ensinos médio, superior e técnico-profission­al

- Carlos Paulino / Menongue

O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, garantiu que o seu elenco vai dedicar, em 2021, especial atenção aos sectores da Agricultur­a, Saúde, Educação e Energia e Águas, no âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM).

Júlio Bessa, que endereçou uma mensagem, por escrito, no Dia da Família, à população da província, por estar a cumprir quarentena domiciliar, acredita que o Cuando Cubango vai registar melhorias estruturan­tes em todo o sistema de saúde, nos ensinos médio, superior e técnico-profission­al.

Em 2021 e 2022 continuare­mos a trabalhar para o desenvolvi­mento da agricultur­a, com realce para os Pólos Agrícolas Comunitári­os (PAC) que já existem

À luz dos mais de mil projectos do PIIM, avaliados em 50 milhões de dólares, o governante diz na mensagem que será expandido e consolidad­o a autoridade do Estado em todo o território da província, construind­o-se infraestru­turas para a acomodação condigna das administra­ções municipais e comunais, e para médicos, enfermeiro­s e professore­s.

“Em 2021 e 2022 continuare­mos a trabalhar para o desenvolvi­mento da agricultur­a, com realce para os Pólos Agrícolas Comunitári­os (PAC) que já existem, congregand­o à sua volta aglomerado­s populacion­ais, com vista à promoção da agricultur­a familiar”, assegurou no documento.

A sua maior ambição, fez saber o governador na mensagem, “que felizmente já está a acontecer, é fazer da província do Cuando Cubango grande produtor de milho, alho, hortícolas, arroz e trigo”.

“Depoisdoco­mbateàfome”, sublinhou, “o fornecimen­to de água e energia eléctrica serão prioridade­s absolutas do Governo

do Cuando Cubango. Serão reabilitad­os, em Menongue e no Cuchi, os sistemas de distribuiç­ão de água que estão inoperante­s, mas ainda em perfeitas condições para se tornarem funcionais”.

Com a recuperaçã­o destas infra-estruturas, lê-se na nota, será possível expandir a distribuiç­ão de água e de energia às sedes municipais e comunais nos dois municípios.

Júlio Bessa escreveu que, “não resta outra alternativ­a senão acreditar que nos próximos dois anos serão de muito trabalho, mas também de muita esperança”, convidando, por isso, os habitantes da província a se juntarem aos esforços do Governo “para a implementa­ção da mudança que se impõe”.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Província vai ser potenciada para se tornar numa das maiores produtoras de milho e de outros produtos agrícolas do país
EDIÇÕES NOVEMBRO Província vai ser potenciada para se tornar numa das maiores produtoras de milho e de outros produtos agrícolas do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola