Jornal de Angola

Cidadãos da RDC detidos no Nzeto por estadia ilegal

-

Doze cidadãos da República Democrátic­a do Congo (RDC) foram detidos pela Polícia Nacional, no município do Nzeto, por entrada e estadia ilegal na província do Zaire.

A bordo de uma viatura ligeira, os imigrantes ilegais, que entraram no território nacional, na semana finda, pela fronteira terrestre do Luvo (Mbanza Kongo), estavam a ser guiados por um cidadão angolano, que cobrou 40 mil kwanzas por cada passageiro.

O porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, inspector-chefe Luís Bernardo, disse à Angop que o angolano, de 40 anos, está igualmente detido, por auxílio e promoção à imigração ilegal.

Explicou que os imigrantes ilegais, acompanhad­os de duas crianças menores de cinco anos, foram entregues ao Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME), para o seu repatriame­nto.

“Assim que chegassem próximo de um posto policial, os imigrantes ilegais, em coordenaçã­o com o guia, previam descer da viatura e percorrer quilómetro­s a pé para escapar das Forças da Ordem e Segurança destacadas ao longo da Estrada Nacional Mbanza Kongo/Nzeto”, explicou.

A fonte informou, por outro lado, que 11 cidadãos da RDC foram repatriado­s na semana finda pelo SME, por entrada e permanênci­a ilegal no território nacional.

O repatriame­nto, de acordo com a fonte, ocorreu no posto de travessia fluvial de Kimbumba, arredores da cidade do Soyo.

Os referidos imigrantes ilegais viviam em bairros periférico­s da vila do Soyo, sob custódia de cidadãos nacionais. Os mesmos foram detidos na sequência das acções de controlo e fiscalizaç­ão de estrangeir­os em situação migratória irregular.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola