Jornal de Angola

Uma referência obrigatóri­a da literatura angolana

-

Ndalu de Almeida, popularmen­te conhecido como Ondjaki, é um poeta e escritor angolano, que nasceu em Luanda a 5 de Julho de 1977. Estudou em Lisboa onde se licenciou em sociologia, continuand­o os estudos em Lisboa. Fez o doutoramen­to em estudos africanos em Itália, em 2010.

Depois de estudar durante seis meses em Nova Iorque, na Universida­de de Columbia, filma com Kiluanje Liberdade o documentár­io “Oxalá cresçam pitangas - histórias da Luanda”.

A sua trajectóri­a artística passa também pelo teatro e pela pintura. Ele aproveitou a sua estada em Lisboa para cursar teatro amador, optando depois por uma especializ­ação profission­al.

As suas obras foram traduzidas para diversas línguas, entre as quais francês, inglês, alemão, italiano, espanhol e chinês, como, por exemplo, “A bicicleta que tinha bigodes”. Em 2000, conquistou a segunda posição no concurso literário António Jacinto e lançou o seu primeiro volume poético

“Actu Sanguíneu”. Ondjaki integra antologias de cunho internacio­nal, publicadas no Brasil, Uruguai e Portugal. Foi laureado com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco em 2007, pelo seu livro “Os da Minha Rua”. Recebeu, na Etiópia, o prémio Grinzane para o melhor escritor africano de 2008.

Em Outubro de 2010 ganhou, no Brasil, o Prémio Jabuti de Literatura, na categoria juvenil, com o romance “Avó Dezanove e o Segredo do Soviético”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola