Jornal de Angola

Neide chega ao país com medalha de ouro

- Rosa Napoleão

A judoca angolana Mucungui Neide Diassonema, 57 Kg, desembarco­u no último domingo em Luanda com a medalha de ouro ao peito, resultante da conquista do título de campeã africana em Antananari­vo, Madagáscar. O troféu permite a lutadora aspirar a qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, a atleta soltou um sorriso de satisfação por erguer o primeiro troféu atribuído à judoca mais valiosa da categoria no continente. Assegurou que a consagraçã­o resultou da dedicação e do encorajame­nto da treinadora Antónia de Fátima “Faia”.

“Foi bastante difícil, pois competi com atletas de alto nível e com títulos acumulados. As estratégia­s definidas pela minha treinadora foram valiosas”, revelou Neide.

No combate da final, a atleta do 1º de Agosto derrotou a ivoirense Dabone Abzetta. Antes, eliminou uma adversária do Madagáscar (com a técnica wazara), e outra da Tunísia.

“O segundo combate foi o mais competitiv­o e senti maior dificuldad­e; enfrentei a então campeã africana, uma tunisina bastante forte”, disse.

Para Neide, “a vitória enche de orgulho a família do desporto nacional e reflecte a qualidade do trabalho feito no país”.

A atleta frequenta o Centro Desportivo de Rouen Normendie, em França, desde o ano passado, por conta de uma bolsa da Solidaried­ade Olímpica.

 ?? DR ?? Judoca angolana frequenta o Centro de Rouen Normedien
DR Judoca angolana frequenta o Centro de Rouen Normedien

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola