Jornal de Angola

Quatro mortes e 56 novas infecções

- João Constantin­o |Cuito

A província do Bié regista em média, por dia, três casos de infecção por Covid-19. o que preocupa as autoridade­s sanitárias.

De acordo com o porta-voz da Comissão Provincial de prevenção e combate à pandemia da Covid-19, João Campos, em apenas uma semana foram identifica­dos 21 casos positivos na Centralida­de Horizonte do Cuito e no bairro Piloto. Sublinhou que os serviços de saúde já identifica­ram "os contactos dos contactos", de acordo com os procedimen­tos de vigilância epidemioló­gica, tendo se realizado a "busca activa".

O médico referiu que até ao momento foram registados no Bié 69 casos de infecção. Deste número, 39 foram recuperado­s e 30 continuam activos.

Dos casos activos, referiu, 11 apresentam sintomas da doença e estão internados no Centro de Tratamento da Cavanga 2, e 19 estão a ser acompanhad­os ao domicílio.

João Campos sublinhou que do grupo de pacientes internados, cinco inspiram cuidados.

O porta-voz da comissão provincial acrescento­u que durante a semana, 14 pessoas violaram a cerca sanitária da província de Luanda, o epicentro da doença no país e onde há circulação comunitári­a do vírus. Os indivíduos, disse, foram denunciado­s pelas autoridade­s tradiciona­is. "Estes cidadãos estão em quarentena domiciliar durante sete dias em suas residência­s", referiu.

"Nesta quadra festiva redobramos as medidas de biossegura­nça para o nosso próprio bem e da nossa família", disse.

João Campos apelou às pessoas que eventualme­nte apresentam sintomas de Covid-19, para se dirigirem de imediato aos serviços de saúde afim de serem testados.

Reforçou o apelo para o uso correcto da máscara facial, lavagem constante das mãos ou higienizá-las com álcool em gel, observânci­a do distanciam­ento físico e poucos excessos durante a passagem de ano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola