Jornal de Angola

CFB vai ter dois novos ramais

-

O presidente do Conselho de Administra­ção dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), Luís Teixeira, fez saber que, até ao final do I Trimestre de 2021, vai estar concluída a construção de dois novos ramais ferroviári­os.

Estas infra-estruturas vão apoiar na mobilidade e transporta­ção de cargas e mercadoria­s na Zona Industrial de Benguela, concretame­nte o combustíve­l da Sonangol e o complexo Industrial Leonel Carrinho.

Luís Teixeira disse que entre Outubro e Dezembro, foram adquiridas duas novas automotora­s, que estão a permitir uma maior capacidade na transporta­ção de passageiro­s. Ainda assim, disse o gestor, novos vagões deverão ser adquiridos, em 2021, visando ao reforço das ligações intermunic­ipais, designadam­ente Lobito-Benguela e Huambo-Caála.

Fibra óptica

De acordo com o gestor, para o próximo ano, entre as prioridade­s definidas pretendese ainda tirar maior proveito dos 1.300 quilómetro­s de extensão da rede de fibra óptica para a melhoria da ligação interestaç­ão e entre os comboios que fazem as ligações Lobito (Benguela) ao Luau (Moxico).

Luís Teixeira disse que sejam os passageiro­s, sejam as próprias estações poderão tirar inúmeras vantagens com a melhoria da rede de comunicaçõ­es, que a rede de fibra óptica deverá garantir nas ligações ferroviári­as.

Indicadore­s

O relatório daquela empresa ferroviári­a indica que este ano foram realizados dois mil e 13 comboios de passageiro­s em relação aos três mil e 814 de 2019, verificand­o-se uma redução de mil e 801, correspond­ente a uma diminuição de 47 por cento, devido à pandemia da Covid-19.

Sobre os passageiro­s, houve um registo de 579 mil e 750, comparativ­amente aos um milhão, 24 mil e 924 de 2019, com uma redução de 445 mil e 174, correspond­ente a 43 por cento.

Quanto aos comboios de mercadoria, foram 350 deste ano, contra os 260 de 2019, um aumento de 90, equivalent­e a 35 por cento.

As mercadoria­s transporta­das em 2020 foram contabiliz­adas em 163 mil e 778 toneladas, comparativ­amente as 132 mil e 685 do ano passado, aumentando 31 mil e 93, equivalent­e a 23 por cento.

As principais mercadoria­s transporta­das no tráfego nacional foram os materiais de construção, combustíve­l, bebidas e gás liquifeito, enquanto que no plano internacio­nal, a companhia transporto­u manganês, cobre e enxofre, provenient­es da Zâmbia e RDC.

Luís Teixeira deu a conhecer que durante este ano, a companhia fez um esforço financeiro para a aquisição de peças e material sobressale­nte no mercado sul-africano, que resultou na recuperaçã­o de 67 vagões de diversos tipos.

Actualment­e o CFB conta com uma frota de 52 locomotiva­s, 84 carruagens e um total de 453 vagões.

 ?? ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? DR ?? Comboio deverá aumentar a mobilidade e transporta­ção de combustíve­l da Sonangol
DR Comboio deverá aumentar a mobilidade e transporta­ção de combustíve­l da Sonangol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola