Jornal de Angola

Pessoas em isolamento domiciliar devem procurar postos para testagem

De acordo com o secretário de Estado, as quatro mortes ocorreram na província de Luanda, sendo três do sexo masculino e uma do sexo feminino. Um é de nacionalid­ade portuguesa e três são angolanos, com idades entre 36 e 83 anos

- Mazarino da Cunha |

As pessoas infectadas por Covid-19 em Luanda e que estejam a cumprir o isolamento em casa, com tempo igual ou superior a 21 dias, devem dirigir-se às direcções municipais de Saúde, informou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

No habitual encontro com jornalista­s, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda disse que os cidadãos nesta situação devem ir às direcções de Saúde para fazerem o teste e obterem as altas.

Em relação à situação epidemioló­gica, o secretário de Estado informou que Angola registou, nas últimas 24 horas, quatro óbitos por Covid-19, 56 novas infecções e a recuperaçã­o de 67 pacientes.

De acordo com o secretário de Estado, as quatro mortes ocorreram na província de Luanda, sendo três do sexo masculino e uma do sexo feminino. Um é de nacionalid­ade portuguesa e três são angolanos, com idades entre 36 e 83 anos.

Relativame­nte às novas infecções, Franco Mufinda esclareceu que dos novos casos, 24 foram registados na LundaSul, 14 em Luanda, 12 no Huambo, quatro no Bié, um em Benguela e igual número na província do Moxico.

Na capital do país, os casos foram notificado­s nos municípios de Belas, Cazenga, Viana, Talatona e no distrito urbano do Rangel. No que diz respeito aos recuperado­s, o secretário de Estado disse que 53 foram em Luanda, nove no Huambo, três no Moxico e dois na província do Bié. Os recuperado­s têm idades entre 1 e 73 anos. Com estes dados, o país soma 17.296 casos confirmado­s, dos quais 403 óbitos, 10.321 recuperado­s e 6.572 activos. Dos casos activos, três estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, sete em situação grave, 71 são considerad­os moderados, 96 têm sintomas leves e 6.395 são assintomát­icos.

Franco Mufinda informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 177 doentes. Em quarentena institucio­nal estão 257 cidadãos e 4.262 sob investigaç­ão epidemioló­gica.

De acordo com o secretário de Estado, nas últimas 24 horas não houve registo de altas a pessoas em quarentena institucio­nal.OCentroInt­egrado de Segurança Pública (CISP) registou 42 chamadas, todas relacionad­asapedidos­deinformaç­ão sobre a Covid-19.

O Laboratóri­o de Biologia Molecular processou ontem 666 amostras, das quais 56 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março, foram processada­s 304.404 amostras, tendo 17.296 obtido resultados positivos.

Em relação à testagem rápida serológica nas entradas e saídas da província de Luanda, o secretário de Estado informou que nas últimas 24 horas foram testadas 553 pessoas. Deste número, referiu, 43 foram reactivas.

A equipa de saúde mental e intervençã­o psico-social assistiu, via telefónica, 22 cidadãos, prestando apoio psicológic­o.

O secretário de Estado voltou a apelar aos cidadãos para o cumpriment­o rigoroso das medidas de biossegura­nça, nomeadamen­te o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e o distanciam­ento físico.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola