Jornal de Angola

Bombeiros são promovidos

- Kátia Ramos |

Um total de 893 efectivos do Comando Provincial de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros foi, ontem, em Luanda, patenteado e promovido, num acto orientado pelo comissário Joaquim António, em representa­ção do delegado provincial do Interior, Eduardo Cerqueira.

De acordo com a ordem do ministro do Interior 137/208, de 30 de Julho a 19 de Dezembro do corrente ano, 45 por cento, de um universo de mais de 2.800 efectivos em Luanda, foram patenteado­s. O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros conta, a nível nacional, com 12 mil efectivos.

Segundo o comissário Joaquim António, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros debate-se com a falta de meios técnicos e unidades.

O inspector-chefe e portavoz do Comando Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Faustino Minguês, disse que a instituiçã­o tem recursos humanos suficiente­s, para dar resposta às preocupaçõ­es da população.

Faustino Minguês defende continuida­de nas acções de formação e mais meios de combate à incêndios e infra-estruturas que permitam fazer os desdobrame­ntos, dada a dinâmica do sector e a expansão da província de Luanda.

De 24 a 27 do mês em curso, acrescento­u, foram registadas 66 actividade­s preventiva­s, 49 de sensibiliz­ação às populações e 17 de inspecção e vistoria a estabeleci­mentos comerciais e hospitalar­es, bem como 11 incêndios, causados por curto circuito, negligênci­a e fogo posto, que afectaram habitações e os sectores dos Transporte­s, Comércio e Ambiente, sem danos humanos.

Durante o período em referência, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros neutralizo­u uma invasão de uma colónia de morcegos, no município de Talatona, Distrito Urbano do Benfica, no interior de uma residência, e cinco derrames de combustíve­l na via pública.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola