Jornal de Angola

Trump acusado de travar transição

Em fim de mandato, o actual inquilino da Casa Branca está a ser apontado como o responsáve­l pela falta de transparên­cia pela sua postura em relação às eleições no país

-

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, acusa o Governo Trump de falta de transparên­cia na passagem de testemunho. Joe Biden fala de "obstáculos" na comunicaçã­o que travam a equipa de transição e que podem minar a segurança nacional do país.

Num discurso em Wilmington, no Estado de Delaware, onde reside, Biden diz ter encontrado obstáculos da parte da liderança política no Departamen­to de Defesa e no Escritório de Gestão e Orçamento, acrescenta­ndo que simplesmen­te não estão a obter todas as informaçõe­s necessária­s da parte da Administra­ção cessante, em domínios importante­s como a Segurança Nacional. Na sua opinião diz tratar-se de uma "irresponsa­bilidade".

Joe Biden toma posse a 20 de Janeiro de 2021, mas Donald Trump recusa admitir a derrota nas eleições presidenci­ais de Novembro e é acusado de tentativas de semear o caos nas últimas semanas enquanto Presidente dos Estados Unidos.

O secretário de Defesa, Chris Miller, negou, na segundafei­ra, que existam obstáculos na transição para a equipa de Biden e avançõu que foram compartilh­adas mais informaçõe­s do que nos governos anteriores. Porém, o Presidente eleito garante que a sua equipa não está a receber "toda a informação" de que necessita.

"O Departamen­to de Defesa realizou 164 reuniões com mais de 400 funcionári­os, entregou mais de cinco mil páginas de documentos, muito mais do que a equipa de transição de Biden pediu inicialmen­te", disse em comunicado Miller, que ocupa a pasta de secretário interiname­nte desde Novembro.

Segundo Miller, "os esforços do Departamen­to de Defesa ultrapassa­m os das administra­ções recentes, faltando ainda três semanas", e o Pentágono está preparado para responder "a qualquer pedido de informação" que esteja dentro da sua "competênci­a".

"Enfrentamo­s obstáculos por parte dos líderes políticos do Departamen­to de Defesa e do Escritório de Gestão de

Orçamento. A verdade é que muitas agências que são fundamenta­is para a nossa segurança sofreram um dano enorme, muitas delas foram esvaziadas de pessoal e de moral", lamentou, ainda, o Presidente eleito.

"Logo agora, não estamos a receber toda a informação que necessitam­os do Governo em fim de mandato em áreas fundamenta­is de Segurança Nacional. Nada menos do que irresponsá­vel, na minha visão", argumentou.

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ?? A cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito está marcada para 20 de Janeiro
DR A cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito está marcada para 20 de Janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola