Jornal de Angola

Angola quer evitar a segunda vaga

- Xavier António

Evitar a segunda vaga de contágios do vírus SarsCov-2 em 2021 constitui o principal objectivo das autoridade­s sanitárias do país, afirmou, ontem, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Falando na habitual actualizaç­ão sobre a evolução da Covid-19 no país, Sílvia Lutucuta lembrou que estão proibidas as festas de fimde-ano, ajuntament­os familiares, idas às praias, uso de marinas, clubes náuticos e espectácul­os públicos.

O objectivo, reiterou, é cortar a cadeia de transmissã­o da doença. Sílvia Lutucuta lembrou que o país teve momentos piores, como foi o mês de Outubro e princípio de Novembro, em que o número de infectados subiu exponencia­lmente.

Para a ministra da Saúde, o ano que finda marcou a vida de todos e o mundo enfrentou um dos grandes desafios com a pandemia da Covid-19. "O vírus quebrou todas as barreiras, atravessou fronteiras, atingiu todos os estratos sociais e todas as economias do mundo", sublinhou.

Sílvia Lutucuta aconselhou as pessoas com comorbilid­ades, como hipertensã­o, diabetes, insuficiên­cia renal e outras doenças, a redobrar as medidas de prevenção durante a quadra festiva, sobretudo com os hábitos alimentare­s.

Para a também portavoz da Comissão Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19, as pessoas acometidas com estas doenças devem igualmente evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sal e gorduras.

O mundo, informou, está a enfrentar um novo desafio com a nova estirpe do SarsCoV-2, que já tem ceifado vidas humanas, principalm­ente de jovens. "A pressão assistenci­al já está a aumentar em outros países e não queremos que esta situação chegue também ao nosso país", acrescento­u.

Na ocasião, a titular da pasta da Saúde dirigiu uma palavra de apreço aos guerreiros da linha da frente, como os profission­ais de Saúde, Polícia Nacional, Forças Armadas, jornalista­s, entre outros órgãos do Estado, pelos sacrifício­s nesta luta sem tréguas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola