Jornal de Angola

Editoras mundiais apresentam desafios

-

As principais editoras mundiais já começaram a revelar as principais apostas para este novo ano, com as adaptações a liderarem a lista de favoritos de uma série de livros que ao longo do próximo ano devem levar muitos leitores de regresso às livrarias.

Com base numa pesquisa feita, há géneros para todos os gostos, mas o romance que inspirou a série “Gambito de Dama” é um dos favoritos, assim como o próximo “thriller” da escritora britânica Paula Hawkins.

Apesar de ser cedo para prever qual será o grande romance, o “bestseller” inesperado, o “thriller” mais empolgante ou o sucesso literário que se destacará, há uma meia dúzia de livros, como “A Rapariga no Comboio, de Paula Hawkins, que vão levar os leitores às livrarias.

A autora já garantiu, no sítio da Internet, que é tão emocionant­e como o anterior, cujo êxito o permitiu ficar que esteve um ano e 11 meses na lista de bestseller­s do “The New York Times”, ser traduzido em 46 línguas e adaptado em tempo recorde ao cinema. A trama, conta, retrata a “natureza destrutiva dos traumas do passado e como o sofrimento gera mais sofrimento”.

Outro livro que vai despertar muito interesse é o vencedor do Booker Prize de 2020, o primeiro romance do autor Douglas Stuart,

“Shuggie Bain”, cuja publicação vai permitir ver o resultado de um trabalho de 20 anos e muito autobiográ­fico.

Entre os escritores que também tiveram os trabalhos premiados estão as nobel Louise Glück, com quatro livros, “Averno”, “A Íris Selvagem”, “Noite Virtuosa” e “Fiel”, e Olga Tokarczuck, com “Casa de Dia, Casa de Noite”.

Em Fevereiro já foi anunciado o lançamento de “Sinta-se Livre ”, uma colectânea de ensaios de Zadie Smith, e em Março, o romance “O Homem do Casaco Vermelho”, de Julian Barnes. Entre as “novidades” não-ficção está também o sempre oportuno “Ensaios”, de George Orwell.

As biografias também regressam este ano em força e bem actuais. Entre as referência­s destacam-se: “Joe Biden - Do Homem ao Presidente”, por Evan Osnos, e “Kamala Harris - Uma Vida Americana”, de Dan Morain. Se do primeiro biografado se sabe muito, da segunda aguarda-se este livro para se conhecer melhor a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos.

A cantora Cesária Évora, com título homónimo (“Rosa de Porcelana”), da autoria de Elzbieta Sieradziñs­ka, também vai ter um livro briográfic­o, para celebrar os 80 anos do nascimento e os dez da morte da “musa cabo-verdiana”.

 ?? DR ?? Vida da “musa dos pés descalços” apresentad­a em livro
DR Vida da “musa dos pés descalços” apresentad­a em livro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola