Jornal de Angola

Estado de Emergência

-

Face à pandemia declarada pela OMS a 11 de Março e os casos registados em Luanda, no dia 26 do mesmo mês, o Presidente da República, João Manuel Lourenço decretou Estado de Emergência Nacional com início à meia-noite de 27 de Março.

Antes, a 3 de Março, as autoridade­s angolanas proíbem a entrada de cidadãos provenient­es da China, Egipto, Nigéria, Argélia, Marrocos, Senegal e Tunísia, países com circulação do novo coronavíru­s.

Decretado a 25 de Março, o Estado de Emergência foi prorrogado por quatro períodos sucessivos de 15 dias e durou até 25 de Maio.

No fim de 45 dias de confinamen­to, o Presidente da República, João Lourenço reconheceu os efeitos negativos da situação para a vida das pessoas e das empresas, mas alertou para a necessidad­e de manter as medidas. “Os angolanos tiveram de consentire­normessacr­ifíciosefi­car sujeitos a grandes restrições”, reconheceu o Chefe de Estado.

Naquele período, Angola tinha apenas 43 casos positivos, pelo que João Lourenço considerou “uma tendência de contenção da progressão da pandemia”, mas lembrou que a doença continuava a preocupar. “Se tivermos em conta que temos 16 casos de transmissã­o local, corremos sérios riscos de evoluirmos para a transmissã­o comunitári­a se afrouxarmo­s as medidas até agora impostas pelo Estado de Emergência em vigor”, sublinhou.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola