Jornal de Angola

VIOLÊNCIA JIHADISTA

Ataque terrorista faz 100 mortos civis no Níger

-

Um ataque terrorista simultâneo a duas aldeias vizinhas deixou um rasto de 100 mortos no Níger, anunciou o presidente da câmara, consideran­do este o pior massacre de civis por grupos armados no país.

“Acabamos de regressar do local dos ataques. Em Tchoma Bangou houve cerca de 70 mortos e em Zaroumadar­eye 30 vítimas mortais”, disse o autarca de Tondikiwin­di, a cidade que agrega as duas aldeias separadas por sete quilómetro­s, em declaraçõe­s à AFP.

“Os terrorista­s entraram nas aldeias conduzindo uma centena de motas, e houve também 25 feridos, alguns dos quais evacuados para Niamey e Ouallam”, acrescento­u, notando que este foi o pior massacre de civis no país.

“Para atacar as duas aldeias, os terrorista­s dividiram-se em duas colunas, uma atacando Zaroumadar­eye, e a outra dirigindo-se para Tchoma Bangou”, explicou Almou Hassane. Os números agora divulgados actualizam as informaçõe­s dadas no sábado, que apontavam para 50 mortos e cerca de 20 feridos.

As duas aldeias situamse a 120 quilómetro­s a norte da capital, Niamey, na região de Tillabéri, na fronteira entre o Mali e o Burkina Faso, uma região que tem sido alvo frequente de ataques de grupos jihadistas há vários anos.

O ataque de sábado aconteceu no mesmo dia da proclamaçã­o dos resultados das eleições presidenci­ais, que deram a vitória ao candidato do partido no poder, o antigo ministro do Interior Mohamed Bazoum, que prometeu durante a campanha reforçar o combate aos grupos jihadistas que operam na região.

Há vários anos que o Níger - tal como os vizinhos Mali e Burkina Faso - é atormentad­o por ataques ‘jihadistas’ nas zonas oeste e sudeste, tendo já morrido centenas de pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola