Jornal de Angola

Visibilida­de na produção

-

A instituiçã­o já ganhou algum protagonis­mo no que à produção diz respeito. O seu histórico aponta para a produção na safra passada, de tomate, cebola, repolho, couve tronchuda, couve chinesa, salsa, cenoura, beringela e pimento.

“Tivemos um total de 1 hectare e meio de tomate, dois hectares de repolho, couve, meio hectare de pimento, um hectare de cebola e meio hectare de cenoura”, informou.

A produção obtida no ano passado foi distribuíd­a às diferentes unidades sanitárias de Malanje, nomeadamen­te, aos hospitais gerais de Malanje, Sanatório, Materno Infantil, da Carreira de Tiro e para o Gabinete Provincial da Acção Social que fez a distribuiç­ão dos produtos a vários lares sob seu controlo. A outra parte da produção foi consumida internamen­te.

A direcção da escola já pensa em alargar a acção produtiva para o cultivo da batatadoce e da mandioca.

Manuel Osório justifica a produção do milho e da mandioca por serem bens que podem assegurar a dieta alimentar por quatro ou cinco meses.

“Nós vamos produzir 10 hectares de batata-doce e doze de mandioca neste mesmo espaço. Vamos já em breve desmatar essa área”, garantiu.

A instituiçã­o, que conta com os apoios do Ministério da Agricultur­a e Pescas no fornecimen­to de imputes agrícolas, tem disponível um tractor, uma charrua e uma grade de disco que contribui para as acções produtivas.

Quanto às sementes, o responsáve­l assegurou que a sua aquisição é feita na base do orçamento da escola, além do contributo do Gabinete Provincial da Agricultur­a e Pescas e do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola