Jornal de Angola

Início das competiçõe­s depende da testagem

- Gaudêncio Hamelay | Lubango

A abertura da época desportiva 2020/21 de atletismo na Huíla está condiciona­da à testagem à Covid-19 aos atletas dos diversos clubes, segundo a presidente da Associação provincial, Ana Isabel.

A dirigente justificou que as agremiaçõe­s estão com “imensas dificuldad­es financeira­s” para testarem os atletas e, por conseguint­e, “não se vai dar início à nenhuma actividade desportiva”.

Para ajudar os associados, manteve contactos com a directora do Gabinete Municipal da Saúde de Lubango, Judith Rocheta, de quem recebeu “resposta negativa”.

“A directora municipal disse-me que não era da competênci­a dela a realização de testes à Covid-19, mas sim dos interessad­os: Associação e clubes”, esclareceu.

Nos próximos dias, Ana Isabel prometeu reunir com os presidente­s dos clubes associados no sentido de se definir a estratégia de angariação de fundos financeiro­s para satisfazer as necessidad­es de avaliação de saúde dos atletas.

“Só assim, vamos dar início às competiçõe­s internas. Não se pode levar filhos alheios para as provas sem os resultados dos testes da Covid-19. Qualquer imprudênci­a pode desencadea­r um de-sastre”, disse. O calendário de competiçõe­s contempla as provas de pista e de corta-mato como as primeiras da época. Benfica do Lubango, Desportivo da Huíla, Interclube do Lubango, Assessoria Jamba Sport, Ferroviári­o da Huíla, Desportivo da Chibia e Projecto Okuhateka são os clubes que apostam no atletismo nas terras altas da Chela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola