Jornal de Angola

Projectos melhoram qualidade de vida

Materializ­ação do Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), do Programa de Investimen­tos Públicos (PIP) e de um outro de Combate à Fome e à Pobreza permitiu a criação de 600 postos de trabalho no município do Lubango, província da Huíla

- Estanislau Costa | Lubango

Três professora­s reformadas, realojadas no bairro Tchavola, há sensivelme­nte 12 anos, testemunha­ram a implementa­ção do projecto que culminou com a reabilitaç­ão do Caminho-deFerro de Moçâmedes (CFM). Com as anciãs Antónia, Jamba e Joaquina, dezenas de famílias abrangeram no processo de transferên­cia, e pelos anos que ali vivem não paravam de reclamar contra a ausência de vários serviços sociais na zona.

Foi a partir desta onda de protestos que o bairro foi inserido no pacote de prioridade­s do Governo Provincial da Huíla. A população exigia, entre outras condições, energia eléctrica, melhorias nas vias de acesso e da segurança pública, mais escolas e unidades sanitárias, entre outras condições que garantem o bem-estar social das famílias. As anciãs disseram ao Jornal de Angola, que todos os dias, depois das 18h00, a escuridão, nas ruas da localidade, forçava a juventude a deixar de participar em actividade­s de lazer e recreação. E os delinquent­es não paravam de atormentar os moradores. Arrombavam portas e janelas das residência­s, e transporta­vam tudo o que pudessem levar.

Lembram que, no bairro havia um grupo de jovens que trabalhava em colaboraçã­o com a Polícia Nacional.

O mesmo fazia rondas, principalm­ente no período nocturno, que ajudavam a intimidar os delinquent­es. “Depois disso, os assaltos reduziram muito”, disse a velha Joaquina, para sublinhar que nos últimos três meses do ano passado, Tchavola ganhou diversas infraestru­turas de impacto socioeconó­mico, que estão a contribuir para a melhoria das condições de vida das populações locais.

Jamba, Joaquina e Antónia explicaram que a designação Tchavola, na língua nacional umbundu significa “coisa podre”, em português. “Quando nos realojaram neste bairro, pensamos mesmo que o Governo nos virou as costas. Mas afinal não era bem assim”, acrescento­u a velha Jamba.

Nos dias que correm, a satisfação das famílias do bairro da Tchavola está ligada à instalação, pela primeira vez, da corrente eléctrica, em mais de 900 residência­s. O mesmo projecto contemplou, também, o bairro do Kwawa, outra localidade que alberga um número consideráv­el de famílias realojadas.

Entre as acções executadas no ano passado, no Lubango, consta ainda a reabilitaç­ão de 90 quilómetro­s de estradas secundária­s e terciárias, no interior de certos bairros, facto que além de descongest­ionar o trânsito rodoviário nalguns pontos da cidade, confere nova dinâmica e mobilidade às pessoas.

O facto de a urbe apresentar inclinaçõe­s em vários pontos que facilitam a drenagem das águas pluviais e residuais, as obras abrangem a construção de pontecos que estão a viabilizar a circulação de pessoas e mercadoria­s em diversos bairros da sede provincial da Huíla.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola