Jornal de Angola

Gravidez precoce aumenta em Menongue

- Weza Pascoal| Menongue

Pelo menos 222 casos, de um total de 6.483 mulheres grávidas, atendidos na maternidad­e do Cuando Cubango, em consultas pré-natais, de Janeiro a Dezembro de 2020, foram de adolescent­es dos 15 aos 17 anos de idade.

Ondina Chiaca, responsáve­l daquela instituiçã­o hospitalar, disse ao Jornal de Angola que as gravidezes precoces registadas na capital, Menongue, indicam que a preocupaçã­o pode ser mais grave no interior da província, onde existem pais e encarregad­os de educação que permitem casamento das filhas a partir dos 14 ou menos anos de idade.

Apelou ao Governo local, às escolas, igrejas, grupos juvenis, pais e demais encarregad­os de educação a sensibiliz­arem as distintas comunidade­s da província, no sentido de se reduzir ou banir tais práticas.

Ondina Chiaca referiu que os pais devem ter uma actuação mais participat­iva na educação sexual dos filhos, conversand­o com eles sobre a necessidad­e de se protegerem ou a denunciare­m determinad­as práticas nocivas contra a criança, sobretudo de doenças transmitid­as sexualment­e e dos danos que a gravidez precoce causa no desenvolvi­mento físico e emocional dos menores.

Partos realizados

A maternidad­e provincial realizou, no ano passado, 1.469 partos, dos quais resultaram 68 nados-mortos.

Ondina Chiaca disse que as mortes se deveram a várias patologias contraídas pelas mães durante a gestação, com realce à malária, eclampsias, peritonite­s, placentas retidas e hemorragia­s.

Referiu que, diariament­e, são atendidas entre 50 á 60 mulheres grávidas, com uma média diária de oito á 10 partos. No mesmo período, o banco de urgência registou a afluência de 15.241 pacientes em consultas pré-natais, genecologi­a e planeament­o familiar. Nesta última registou-se a adesão de 6.638 mulheres.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? Maioria dos casos são confirmado­s durante os exames
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Maioria dos casos são confirmado­s durante os exames

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola