Jornal de Angola

Sudão assina acordo com os Estados Unidos

-

O Sudão anunciou, ontem, que assinou um acordo com os Estados Unidos que abre o caminho para que o país, com dificuldad­es de tesouraria, normalize as relações com Israel.

Segundo o gabinete do Primeiro-Ministro do Sudão, o ministro da Justiça, Nasredeen Abdulbari, assinou o acordo com o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin.

"Este é um acordo muito, muito significat­ivo que terá um impacto tremendo no povo de Israel e no povo do Sudão, uma vez que estes continuam a trabalhar em conjunto nas oportunida­des culturais e económicas e no comércio", disse Steven Mnuchin, em declaraçõe­s à agência noticiosa estatal Suna.

Abdulbari disse que o Sudão saudou "a aproximaçã­o que teve lugar entre Israel e os países da região, bem como o início das relações diplomátic­as". Sobre estas relações diplomátic­as acrescento­u: "Iremos trabalhar, formar o nosso lado num futuro próximo, para as fortalecer e expandir no interesse do Sudão e no interesse de outros países da região".

Também, durante a visita de Mnuchin, os EUA e o Sudão assinaram um "memorando de entendimen­to" para facilitar o pagamento da dívida de Cartum ao Banco Mundial, disse o Ministério das Finanças sobre uma medida que é amplamente vista como um passo para a recuperaçã­o económica do país africano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola