Jornal de Angola

Nova emergência não afecta planos

-

O Governo do Japão assegurou esta quarta-feira que a nova emergência de saúde que planeia declarar na quinta-feira, devido ao aumento contínuo das infecções pelo novo coronavíru­s, não alterará os planos para a realização dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020 no verão.

O ministro e porta-voz do Governo, Katsunobu Kato, referiu que a imposição de novas restrições em Tóquio e arredores não tem relação com o calendário dos Jogos Olímpicos, cuja preparação continua a menos de 200 dias do início do evento (23 de Julho a 8 de Agosto).

“Esta nova declaração de Estado de Emergência não tem em consideraç­ão os Jogos, mas é uma decisão que será tomada com base na situação actual do número de infectados em Tóquio e nas três prefeitura­s vizinhas”, disse

Katsunobu Kato em conferênci­a de imprensa.

O ministro explicou que o Governo irá aplicar novas medidas num curto espaço de tempo para tentar controlar e deter a propagação das infecções, e que o novo Estado de Emergência, que irá entrar em vigor amanhã, deverá ter a duração de um mês.

Kato referiu que as autoridade­s japonesas e o Comité Organizado­r “continuam a trabalhar para promover uns Jogos de sucesso” e para “controlar a situação”, e recordou um conjunto de propostas de saúde para garantir a segurança de atletas e público durante o evento.

O Comité Organizado­r de Tóquio'2020 planeia decidir no próximo mês de Março quais as medidas que serão aplicadas aos atletas, bem como a forma de participaç­ão do público nos Jogos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola