Jornal de Angola

População aderiu em massa aos testes

- Bernardo Capita | Cabinda

A população de Cabinda aflui, ontem, aos locais de testagem massiva à Covid19, que tem a duração de oito dias. Numa primeira fase estão disponívei­s três mil testes rápidos.

Com efeito, foram selecciona­dos, no primeiro dia de testagem massiva, os mercados de Cabassango, São Pedro, Praia dos Pescadores, rotunda da paragem do Yema e os hospitais Provincial e Santa Catarina.

O critério estabeleci­do pelos técnicos de Saúde cingiu-se, em primeira instância, por testes rápidos, com a colheita de sangue e, caso fosse reactivo, o indivíduo era de imediato submetido ao teste de Biologia Molecular para obter o resultado mais fiável.

Entre os vários cidadãos que afluíram aos locais de testagem, a equipa de reportagem do Jornal de Angola interpelou António Arcanjo, de 48 anos. O seu resultado deu negativo, por isso, ficou mais aliviado sobre o seu estado serológico.

O sentimento de alívio foi igualmente manifestad­o por Maria Costa, cujo resultado deu também negativo. "Aproveito a ocasião para apelar aos demais a aderirem aos postos de testagem para saberem do seu estado de saúde”, disse.

O vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos Oliveira, destacou a importânci­a da testagem em massa na província, realçando que "só com base nisso será possível saber se há ou não circulação comunitári­a do vírus SarsCov2 na província.

A cerimónia de abertura da campanha de testagem foi testemunha­da pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, e decorre, igualmente, nos municípios de Cacongo, Buco-zau e Belize.

 ?? BERNARDO CAPITA| EDIÇÕES NOVEMBRO BERNARDO CAPITA| EDIÇÕES NOVEMBRO ??
BERNARDO CAPITA| EDIÇÕES NOVEMBRO BERNARDO CAPITA| EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ?? Franco Mufinda testemunho­u a abertura da campanha
Franco Mufinda testemunho­u a abertura da campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola