Jornal de Angola

25 mil cidadãos têm BI pela primeira vez

Milhares de habitantes da província que, por razões várias, nunca conseguira­m tratar o Bilhete de Identidade,receberam gratuitame­nte o documento em 2020

- Carlos Paulino | Menongue

Mais 25 mil cidadãos receberam pela primeira vez, durante o ano findo, na província do Cuando Cubango, o Bilhete de Identidade, no âmbito do Programa de Massificaç­ão do Registo Civil e Atribuição Gratuita de Bilhete de Identidade. A informação foi dada pelo director provincial em exercício do sector da Justiça e Direitos Humanos, Simão Bango.

Vinte e cinco mil e 632 habitantes do Cuando Cubango receberam, no ano findo, Bilhetes de Identidade pela primeira vez, no âmbito do Programa de Massificaç­ão do Registo Civil e Atribuição Gratuita de Bilhete de Identidade.

O director provincial em exercício do sector da Justiça e Direitos Humanos, Simão Bango, que prestou a informação ao Jornal de Angola, disse que a instituiçã­o que dirige emitiu, ao todo, no ano passado, 35 mil e 605 bilhetes, dos quais apenas 30 mil foram levantados, e os restantes os proprietár­ios ainda não comparecer­am aos postos de registo para a recepção.

“Foram registados 63 mil e 648 cidadãos. Portanto, foi um número expressivo, porque, os funcionári­os mobilizado­s vão ao encontro das populações nas aldeias e bairros longínquos”

Os postos de Registo Civil da província, segundo Simão Bango, emitiram em 2020 63 mil e 648 certidão de nascimento, entre as quais 62 mil e 824 no quadro da Massificaç­ão do Registo Civil Gratuito. Em Menongue, revelou ainda, foram registados 42 mil e 427 cidadãos, Cuito Cuanavale nove mil e 574, Cuchi três e 104, Nancova dois e 614, Rivungo mil e 521, Mavinga mil e 238, Cuangar mil, Calai 921 e Dirico 262.

“Apesar do novo coronavíru­s em 2020 foram registados 63 mil e 648 cidadãos. Portanto, foi um número expressivo, porque à luz do

Programa de Massificaç­ão de Registo Civil e Gratuito, os funcionári­os mobilizado­s para o efeito vão ao encontro das populações nas aldeias e bairros longínquos”, disse.

O sector da Justiça, segundo o responsáve­l, está representa­do em todos os municípios da província, mas os postos fixos de Identifica­ção Civil e Criminal estão apenas em Menongue, Cuito Cuanavale e Cuchi. “Apesar da pandemia da Covid-19 houve uma boa afluência da população aos postos fixos e móveis de Registo e Identifica­ção Civil e Criminal nos nove municípios da província”, sublinhou.

“Neste ano”, acrescento­u, “a direcção da Justiça na província vai continuar a dar prioridade ao Programa de Massificaç­ão do Registo Civil e Atribuição do Bilhete de Identidade, para a sua implementa­ção em todas as localidade­s”.

 ?? CARLOS PAULINO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CARLOS PAULINO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? CARLOS PAULINO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? Programa do Executrivo conta com brigadas espalhadas por várias localidade­s da província
CARLOS PAULINO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Programa do Executrivo conta com brigadas espalhadas por várias localidade­s da província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola