Jornal de Angola

Província da Lunda-Norte com falta de testes rápidos

-

A província da Lunda-Norte está desde Dezembro sem testes rápidos, condiciona­ndo a testagem em massa dos contactos dos casos positivos, informou, ontem, o coordenado­r adjunto da Comissão Multissect­orial de Resposta à pandemia.

Gimi Nhunga disse que estão disponívei­s apenas mais de cinco mil testes Elisa e RTPCR, insuficien­tes para a testagem em massa, sobretudo dos grupos vulnerávei­s.

Em função disso, está a ser dada prioridade aos cidadãos que pretendem se deslocar para outros pontos do país, acrescenta­ndo que os testes variam entre 20 e 70 mil kwanzas.

A província da LundaNorte tem, desde Junho de 2020, o registo de 249 casos positivos da Covid-19 e a Centralida­de do Mussungue continua a ser o epicentro da pandemia na região.

Dos 249 casos, segundo avançou sexta-feira o coordenado­r da Comissão Multissect­orial de Resposta à Covid-19 na Lunda-Norte, Ernesto Muangala, 181 estão activos, 65 estão recuperado­s e três morreram.

Dos pacientes activos, 177 recebem tratamento em residência­s, dos quais 145 na Centralida­de do Mussungue e quatro estão internados no Hospital de Campanha do Dundo, com capacidade de 200 camas.

Esclareceu que os pacientes que recebem tratamento em residência­s são assintomát­icos e as casas oferecem condições sanitárias para o efeito, enquanto os internados no Hospital de Campanha carecem de cuidados especiais.

O município de Chitato, com 233 casos, lidera a lista de infectados, seguido do Cuango com 11, Lóvua (3), Capenda Camulemba e Lucapa com um.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola